Georges seurat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seurat


Georges Pierre Seurat nasceu em dois de dezembro de 1859 em Paris. O pai, Chrysostome Antoine Seurat, tinha sido antes oficial de diligência em La Villette. Tinha reunido uma pequena fortuna e levou uma vidad solitária como reformado na casa de verão em Lê Raincy. Durante o tempo da instrução escolar (1869-1876), Seurat é introduzido na pintura pelo seu tio materno, o comerciante detecidos Paul Haumonté-Faivre; ele também era um pintor amador.
Entre 1875 e 1877 Seurat freqüenta o Curso de Desenho numa escola estatal noturna. Foi nesta época em que o pintor fez amizade com Edmond Aman-Jean. Em 1876 estudou a Gramática das Artes do desenho. Prosseguindo com seus estudos, Seurat foi admitido juntamente com seu amigo em 1878 na École dês Beaux-Arts e ingressou, em 19 de marçona turma de pintura de Henri Lehmann onde permaneceu até o ano de 1879, quando ele e os seus amigos Aman-Jean e Ernest Laurent resolveram abrir um Atelier. Neste mesmo ano Seurat foi presta um ano de serviço militar em Brest. Durante este tempo ele reuniu esboços em um livro sobre a praia, o mar, pessoas, barcos, entre outras figuras e paisagens que marcavam aquele momento de sua vida.
Em 1884 oquadro “Um Domingo de Tarde na Ilha da Grande Jatte” foi exposto pela 1° vez. Em março de 1885, após Seurat ter trabalhado o inverno inteiro em “Um Domingo de Tarde na Ilha da Grande Jatte”, ele finalmente o termina.
Seurat, começa a participar de muitas exposições em vários lugares diferentes. Até que no ano de 1889, irritado com seus amigos, começa a afastar-se deles e conhece MadeleineKnobloch e vai morar com ela, onde um ano depois nasce o único filho do casal Pierre George. Seurat passa os meses de verão em Gravelines, no Mar do Norte, onde pinta novos quadros sobre o mar. Em sete de Setembro de 1891, o Salon do grupo Lês Vingt abre em Bruxelas expondo seis paisagens de Seura. No mesmo ano, ele mostra no Salon dês Independas, “O Circo”, ainda inacabado.
Seurat morre em vinte enove de Março de 1891, com uma angina infecciosa, dois dias depois é enterrado no cemitério parisizense Pére Lachaise. Pouco depois moerre o seu filho Pierre, com a mesma infcção que vitimou Seurat.

Pontilhismo
O Pontilhismo foi um movimento artistico derivado do Impressionismo e que deu origem ao Neo-Impressionismo. Nasceu na França, no seculo XIX, e tem dois importantes nomes : Paul Signac(1863-1935 e Georges Seurat (1859-1891).

Analise de Obras

TARDE DE DOMINGO NA ILHA DA GRANDE JATTE
1884-1886

Gorges-Pierre Seurat era considerado pós- impressionista .o termo é atribuído a vários artistas pioneiros que surgiram do movimento do impressionismo mas reagiram a ele de forma diferenciada. Tarde de domingo explica esta inovação foi uma pintura revolucionaria que ultrapassa asbarreiras do movimento em questão. A grande Jate é uma ilha do Rio Sena onde os parasienses de todas as classes ia relaxar nos dias de folga. Seurat produziu mais de 50 estudos preparatório no desenvolvimento desta obra de esboços a óleo da paisagem de fundo a delicados desenhos das figuras individuais.
 AS FIGURAS APARECEM NA ULTIMA MODA, mas em poses clássicas( um humor a respeito da modamoderna).
 UMA ANALISE da obra apurou 48 pessoas ,8 barcos ,3 cães e 1 macaco.
 O QUADRO traz a sensação de descanso, e um dia muito quente
 A MULHER PESCANDO ( a imagem da mulher pescando é questionada por ela vestir roupas de domingo mas não obter objetos de pesca ,dizem ser uma prostituta,pois ela aparece pescando palavra assimilada a pecar)
 MULHER E CRIANÇA (pintura plaina aomeio vemos a mulher e a criança,elas encaram o pintor e parece caminhar observando o cenário parece querer diferencia-la pois enquanto todos estão de perfil , ela esta de frente.
 USO DE SOMBRAS ele traz a noção de profundidade e perspectiva através das sombras, a sombra em primeiro plano leva o olhar para o interior da tela ensolarada)
 O HOMEM sentado de chapéu o homem sentado...
tracking img