Geoquimica ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL MOVIDA POR POSTOS RETALHISTAS DE COMBUSTÍVEIS

Resumo No Brasil e em outros países desenvolvidos a preocupação com os danos e contaminações ambientais é decorrente, dentre os quais podem-se destacar os causados por vazamentos de tanques subterrâneos de combustíveis automotores. A maior parte desses acidentes são provocados pela corrosão dos tanques, representando umperigo tanto à saúde da população, quanto risco de explosão e fogo, e fundamentalmente a contaminação do lençol freático. De modo que refletir acerca de Passíveis tendo como viés os problemas de corrosão em tanques subterrâneos e contaminações ambientais e como as leis tratam tais projetos de construção, modificação, e operação de Postos de gasolina e derivados trata-se de tema de extrema relevânciana contemporaneidade.

Palavras-chave: Meio-Ambiente, Contaminação, Corrosão, Postos de Gasolina, Tanques subterrâneos.

Abstract: It know that as in Brazil as in development countries, the worry with the environmental damages and contamination is result of several factors, between this factors, we can point ones caused for leak of underground tanks of automobile’s combustible. Most of thisaccidents are caused for corrosion of the tanks, representing a danger as to the health of the population as risk of explosion and fire, and fundamentally the contamination and like the laws sort such project of the construction, modification, operation of petrol station and derived, it be about of subject of importance extreme in the contemporary.

Key – Words: Environment, Contamination,Corrosion, Petrol Station, Underground Tanks.

Goiânia, Junho/2008

1 2

Acadêmico do curso de Engª Ambiental da Universidade Católica de Goiás. (jjeronimojunior@msn.com) Orientador Eng. Agrônomo, Dr. Profº da Universidade Católica de Goiás – UCG. (pasqualetto@ucg.br)

2

1. INTRODUÇÃO

Grande parte dos tanques subterrâneos dos postos retalhistas de combustível, é construída em aço, semrevestimento, ou seja, sem proteção contra corrosão. Apenas recentemente esses tanques vêm sendo substituídos por outro mais seguro, decorrente das novas exigências estabelecidas pela resolução 273 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – (CONAMA, 2000), tornando-se obrigatória essa conduta para essas instalações, sendo uma condicionante, para que obtenham sua licença ambiental de funcionamento. Como amaioria dos vazamentos subterrâneos dessas atividades ocorre devido à corrosão nos tanques enterrados desses postos de combustíveis, pode-se dizer que o problema é grave. O solo contaminado pelas substâncias derivadas de hidrocarboneto, é considerado um dos maiores potenciais de risco para a qualidade das águas dos aqüíferos, devido à formação das várias fases desse produto, quando em contato como solo. Além disso, a fase vapor da gasolina pode causar explosões e incêndios em construções subterrâneas vizinhas ao vazamento. (SANDRES, 2004). A contaminação de águas subterrâneas por combustível derivado do petróleo tem sido uma preocupação constante nos meios científicos. Os compostos Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos (BTEX) presentes nos combustíveis são extremamente nocivos à saúdehumana. Significa dizer que os vazamentos de combustível provocado pelos Tanques Subterrâneos de Combustíveis – TSC representam a inviabilidade da exploração dos aqüíferos por eles. (SUGIMOTO 2004). Na atualidade o meio ambiente está em constante desequilíbrio, uma vez que o modelo de desenvolvimento da sociedade moderna, ou melhor, dentro da perspectiva de crescimento escolhida por ela, cabequestionar como estão sendo realizados os cuidados necessários para que o efeito poluidor desse segmento tão importante da contemporaneidade não cause impactos ambientais negativos. De modo que a temática necessita de uma ampla discussão para que se depreenda sua estruturação e respectivamente a importância desses cuidados. Entendendo que, a responsabilidade não é só das autoridades, mas, sobretudo...
tracking img