A cidade perfeita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste artigo iremos ver através do autor Carlos Lessa como o Rio era um mistério amoroso. Onde os visitantes chegavam e não queriam ir embora, tendendo a adotar a cidade como sua, assim é o Rio deJaneiro através dos olhos de Carlos Lessa. Em O RIO DE TODOS OS BRASIS o autor mergulha nos encantos, problemas e desafios da "cidade maravilhosa". A trajetória desse notável centro urbano, desde comoa sede do Império e, posteriormente, primeira capital da República . E como a cidade do Rio de Janeiro se tornou perfeita para os portugueses e o tamanho da sua importância para Portugal.
Iremosabordar aqui dois capítulos do livro: “Os condicionamentos naturais e geográficos do Rio de Janeiro” e “A capitalidade e a formação do Rio”.


Palavras chaves: Rio de Janeiro, Carlos Lessa, O Rio detodos os Brasis.


“A cidade Perfeita”


Já se sublinhava a necessidade estratégica mercantil do Rio de Janeiro antes de se tornar a porta de entrada para o Eldorado. O comércio com as Índiaselevou o Rio a ter grande importância. No entanto a mercadoria mais importante era o escravo.
A partir da descoberta do ouro em Minas Gerais , intensificou-se o tráfico negreiro para a exportação doouro e houve o aumento da produção açucareira.
A vinda da família real para o Brasil também foi importante para o Rio assumir à posição de capital e passar a ser o ponto de encontro entre Portugal eBrasil. A economia de troca ajudou a cidade a crescer, o Rio era considerado como uma “caixa de ressonância”, pois antes de qualquer coisa acontecer, primeiro acontecia aqui.
O Rio sempre tevecondições de capitalidade, pois por ser o “cartão de visita” da nacionalidade e de vanguarda, o centro recebia navios e suas tripulações de todas as partes do mundo. Havia a habilidade de aceitar e difundirquem resolvesse ficar.
Inicialmente a posição geográfica do Rio de Janeiro foi um “triunfo” para os portugueses e seus condicionamentos naturais favoreceram as rotas que ligavam o Rio e as...
tracking img