Geopolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Fundamentais de Geopolítica
Profª. Sandra Júlia G. Albergaria

Frederich Ratzel - Pequena Biografia 1844 - 1904

Frederich Ratzel - Pequena Biografia (1844 – 1904) Cont.


Ratzel foi primeiro farmacêutico (inicia estudos em Farmácia em 1866) e apenas entrou para a vida acadêmica anos mais tarde, produzindo a partir de 1870. Freqüentou as universidades de Heidelberg, Iena eBerlin. Interessando-se inicialmente pelas ciências naturais, principalmente a Geologia e a Zoologia, na qual defendeu doutoramento. Em seguida enveredou-se pelos Estudos Sociais, sobretudo pela Ciência Política. Fixando-se enfim na Geografia, para qual trouxe uma contribuição notável.





Principais Obras


“Anthropogeographie“ (1882 – 1891): Influência da viagem de Ratzel pelaAmérica do Norte. Obra prima de Ratzel e o primeiro trabalho sistemático da geografia moderna ( trabalhava a relação do homem com o meio ambiente. "Politische Geographie “ (1897): Uma de suas obras mais controversas.



O Impacto da Teoria da Evolução de Charles Darwin


Influências de Darwin: Competição entre as espécies  Sobrevivência do mais apto  Necessidade de expansão (alimentação,etc.)  Hierarquia entre as espécies


O que é a Geografia Política para Ratzel


A Geografia Política é o estudo comparativo das relações mediadoras entre o Estado e o solo; ou seja, como os aspectos geográficos interagem com o Estado.

O Estado como um Organismo Vivo






Assim como os seres vivos, o Estado também necessita de espaço para crescer. O Estado é a forma maisavançada de organização social. O Estado é o responsável pelas relações entre o povo e o solo (território).

Der Lebensraun (O Espaço Vital)
 





O Estado que não expandi está fadado a morrer. Todo Estado possui o seu Espaço Vital, aquele que não o ocupa está fadado a desaparecer. A perda de território por um país é o início do fim. A relações entre os Estados é semelhante daquelaexistente na natureza, isto é, prevalência do mais apto.

Der Lebensraun (O Espaço Vital) Cont.


A terra é demasiada pequena para um grande Estado. "Semelhante à luta pela vida, cuja finalidade básica é obter espaço, as lutas dos povos são quase sempre pelo mesmo objetivo.”



Hierarquia entre os povos


Povos com culturas mais complexas tendem a ter maior ligação com o solo
  Agricultores africanos Povos Nômades Povos Sedentários





Quanto maior a ligação com o solo maior a força do Estado. Cultura Ligação com o solo  Estado Desenvolvido

Estigmas com Relação à Ratzel


Falta de acuidade nas interpretações das idéias de Ratzel. Ratzel não era Nazista, pois o nazismo nem havia surgido ainda. Posteriormente, outros pensadores utilizarão das idéias deRatzel em favor do nazismo.





A Geoestratégia de Mahan e o Poder Marítimo
Prof. Ms. Sandra Julia G. Albergaria

Pequena Biografia


Historiador naval americano (1840-1914); Principal obra: Influence of Sea Power upon History; Almirante da Marinha dos Estados Unidos; Presidente do Naval War College.







Idéias Iniciais


Desenvolveu propostas de criação de umapoderosa Marinha de guerra e do estabelecimento da hegemonia do seu país nos dois grandes oceanos; Mahan enxergava nos Estados Unidos uma "ilha geopolítica"  um Estado com saídas para os principais oceanos e sem ameaças territoriais nas suas faixas de fronteiras terrestres. Essa condição geográfica excepcional oferecia a possibilidade da expansão do Poder Marítimo.



Os seis pontos deMahan


De acordo com Mahan existem alguns fatores geopolíticos que estimulam ou limitam a capacidade dos povos para o exercício de atividades marítimas, que podem ser entendidas através de Seis pontos, que são:

1. Posição do Território


Posição do território, que se relaciona com a existência ou inexistência de pressões nas fronteiras terrestres (definindo, pois, o esforço nacional...
tracking img