Geopolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
REVISÃO  CONTÍNUA

Profª Aida

Data DE ENTREGA 09/11/12

       Globalização

Qual é o significado do termo “ globalização” para as comunicações e para a economia? Qual deles  é mais difícil de ser conseguido?  Justifique sua resposta.        

globalização é um dos processos de aprofundamento da integração económica, social, cultural e espacial e barateamentodos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX. É um fenómeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.   A rigor, as sociedades do mundo estão em processo de globalização desde o início da História. Mas o processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, datando(dependendo da conceituação e da interpretação) do colapso do bloco socialista e o conseqüente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnação económica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do próprio fim da Segunda Guerra Mundial. As principais características da Globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seusnúcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na electrónica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais regionais (não mais ideológicos), a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa supostamente "universal", entre outros.  .....     

1 r: O termo globalização designa um fenómeno de abertura das economias e das respectivas fronteiras emresultado do acentuado crescimento das trocas internacionais de mercadorias, da intensificação dos movimentos de capitais, da circulação de pessoas, do conhecimento e da informação, proporcionados quer pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações, quer pela crescente abertura das fronteiras ao comércio internacional. Apesar de ser geralmente apresentado como um conceito sobretudoeconómico, o fenómeno da globalização vai muito além desta dimensão, incluindo também a aproximação e mesmo integração global ao nível cultural, social e político, formando aquilo a quem vem sendo chamado por aldeia global.













Que fatos podem ser considerados como precursores da globalização?

Apesar do fenómeno da globalização se ter intensificado fortemente ao longo das duasúltimas décadas, ele não totalmente novo. Na verdade, a globalização foi iniciada no séc. XIV com os descobrimentos portugueses, período em que as trocas comerciais adquiriram um dimensão mundial. Ao longo dos séculos seguintes, a globalização foi-se intensificando motivada pelo acentuar das trocas comerciais entre os países europeus e as suas colónias espalhadas por todo o mundo e acentuada pelomovimentos de liberalismo económico surgidos ao longo do séc. XIX. Na segunda metade do séc. XX, no rescaldo da IIª Guerra Mundial o fenómeno ganha novo ímpeto com o surgimento de diversas formas de integração económica (com destaque para a CEE e para a EFTA, duas organizações nascidas na Europa do pós-guerra), e o desenvolvimento dos transportes e das comunicações. Mas é já no final da década de 1980que o termo globalização começa a ser utilizado, designando não apenas a mundialização da economia, mas também o intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial.Uma das consequências mais evidentes da globalização é a deslocalização da produção, podendo as empresas transferir a sua produção industrial para países de mão-de-obra mais barata o que, pelo menosteoricamente, poderá contribuir para uma melhor repartição da riqueza. E de facto, são países como a China, a Índia ou o Brasil que mais estão a beneficiar com o processo de globalização na medida em que muitas empresas industriais dos países mais desenvolvidos estão a deslocalizar a sua produção para estes países.

Discorra, resumidamente, sobre as principais características da atual fase da...
tracking img