Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Pais da Sociologia


Desde a Antiguidade Clássica, vários intelectuais se interessaram pelo estudo da sociedade, mas só em meados do século XIX, a Sociologia surgiu.
Nessa época, via-se otriunfo de métodos das ciências naturais, como a Revolução Industrial.
Os três pensadores considerados “pais” da sociologia são Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. Eles trouxeram dimensãocientífica à disciplina e estudaram as formas de organização e as regras de funcionamento das sociedades humanas, procurando determinar as normas que regem as relações sociais, o que implica a análise dasinstituições e dos comportamentos sociais, bem como da ideologia, da cultura e das relações de trabalho.
Karl Marx (1818 - 1883) não se considerava um sociólogo, mas analisou a mudança socialrevolucionária e identificou como fator mais importante dessa mudança, o conflito entre os trabalhadores e os proprietários das fábricas. Este se baseia no materialismo e no socialismo científico, estabelecendoao mesmo tempo uma teoria geral e um programa dos movimentos operários. Ele introduziu uma das três principais perspectivas da sociologia desenvolvida: a abordagem do conflito.
Após a Segunda GuerraMundial, o marxismo teve um crescimento importante, principalmente em países do terceiro mundo, foi ponto de referência para movimentos revolucionistas.
Já Max Weber (1864 - 1920) opôs-se às ideiasde Marx e afirmou que o que trouxe a mudança social foi a mudança de ideias, valores e crenças que surgiu da reforma Calvinista ou Protestante. Embora ele não tenha inventado o termo nem a abordagem,Weber contribuiu para aquilo que é hoje a perspectiva da interação simbólica. Realizou diversos estudos sobre história comparativa e foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento docapitalismo, da burocracia e da sociologia da religião.
Durkheim (1858 - 1917) também foi contra a linha de pensamento de Marx, embora de outra maneira. Se aprofundou na noção de "fato social" e...
tracking img