Geometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho analisaremos a história da geometria analítica, da álgebra e os conhecimentos matemáticos.
Álgebra linear é um ramo da matemática que surgiu do estudo detalhado de sistemas de equações lineares, sejam elas algebra ou diferenciais. A álgebra linear se utiliza de alguns conceitos e estruturas fundamentais da matemática como vetores, espaçosvetoriais, transformações lineares, sistemas de equações lineares e matrizes.
A geometria analítica, também chamada geometria de coordenadas e que antigamente recebia o nome de geometria cartesiana, é o estudo da geometria através dos princípios da álgebra. Em geral, é usado o sistema de coordenadas cartesianas para manipular equações para planos, retas, curvas e círculos, geralmenteem duas dimensões, mas por vezes também em três ou mais dimensões.
No aprendizado de Matemática temos, primeiramente a cultura. Vamos assumir como sendo o conhecimento primeiro em Matemática a contagem, o número, o signo numérico. A necessidade de controlar as quantidades é o problema que gera este conhecimento primeiro, tão necessário ao convívio humano. Distinguir as formasgeométricas, calcular áreas, perímetros, compreender as relações existentes entre os elementos de um sólido geométrico, tudo isso é conhecimento em movimento, isto é, o conhecimento primeiro passa a elaborado, tornando-se primeiro para outro no processo de construção.












A GEOMETRIA ANALÍTICA

A geometria analítica é aplicada em várias maneiras, medição deterras,aberturas de estradas ela esta em todo o nosso dia a dia em muitos gestos de trabalho, assim o estudo da geometria contribui não só para o conhecimento dos matemáticos, mas também para profissionais de outras áreas como os da construção civil, engenharia elétrica, mecatrônica, robótica, dentre outras.Pouco se assemelha às contribuições deixadas por Fermat e Descartes. Inclusive sua marca maiscaracterística, um par de eixos ortogonais, não usada por nenhum deles. Mais, cada um a seu modo, sabiam que a idéia central era associar equações a curvas e superfícies. Neste particular, Fermat foi mais feliz. Descarte superou Fermat na notação algébrica..
Existem umas aplicações pratica das geometrias em nossas rotinas do dia, essas também dependem de cada movimento de nossos dias detrabalho,
“Para desenhar um círculo no papel, basta um compasso; para desenhar uma elipse, bastam um pedaço de barbante e dois pregos. O desenho de uma hipérbole requer mecanismos mais complicados.”
A Geometria Analítica é uma parte da Matemática, que através de processos particulares, estabelece as relações existentes entre a Álgebra e a Geometria. Dessemodo, uma reta, uma circunferência ou uma figura podem ter suas propriedades estudadas através de métodos algébricos. (Os estudos iniciais da Geometria Analítica se deram no século XVII, e dev homenagem), que permitiram a representação numérica de propriedades geométricas. em ao filósofo e matemático francês René Descartes (1596 - 1650), inventor das coordenadas cartesianas .Estabelecidas as basesfilosóficas de seu método para o estudo das ciências, o chamado método cartesiano.
Seu grande trabalho O Discurso sobre o Método, em que são é hoje presente na organização do conhecimento em muitas áreas. No apêndice, Descartes ilustra o seu método apresentando a “Geometria”,que foi o passo inicial no estabelecimento de relações mais estreitas entre álgebra e a Geometria. O trabalhocontém uma teoria para equações algébricas associadas a curvas planas – por exemplo, equações de segundo grau associadas a parábola.
Alguns anos mais tarde, um outro Em 1637, o matemático e filósofo francês Renée Descartes publicou matemático francês, Pierre Fermat, publicou um trabalho onde também relacionou equações a retas, às curvas que chamamos cônicas e a outras curvas até...
tracking img