Resumo filme a onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Filosofia
Professor: Bajonas Brito Junior
Trabalho referente ao filme “ A ONDA”
O filme se passando na Alemanha nos traz logo a perspectiva de um pais marcadopela guerra, pelo nazismo. Podemos ver no filme que os jovens carregam o complexo da guerra se referindo como algo que eles pagam , que no caso, nem foram responsáveis pelo mesmo.Vemos como uma autocracia nasce, um regime autoritário onde temos um líder ovacionado pelo seus seguidores. Acontecendo numa escola numa aula de política, podemos ver como asmentes são influenciadas pelo professor, que aos poucos vai introduzindo na mente dos alunos os pontos básicos de um regime quase militar. A falta de nacionalismo que o pais enfrentaapós a guerra gera dentro desses jovens um vácuo, onde qualquer pessoa psicologicamente mais favorecida e forte pode manipular.
Para chamar a atenção dos alunos o professor usa oseu poder de manipulação criando neles um aspecto de que realmente estão criando uma nova realidade do ser formal, cientifico e político. Um dos momentos mais chocantes é quando oestudante mais influenciado queima suas roupas e passa a usar somente o uniforme imposto pelo professor e alunos. Vemos ali um aluno sedento de uma sociedade onde ele possa ‘seralguém’, possa ser inserido como individuo e fazer parte da comunidade.
Essa onda vai crescendo diante dos jovens , chegando ao ponto do mesmo jovem supracitado se armar e diantedo fim de sua organização se suicidar não vendo futuro para si próprio a não ser dentro de ‘ A ONDA’.
Podemos fazer mensão não só a esse jovens da Inglaterra, mas a todos osoutros jovens do mundo que não possuem definições próprias do mundo em que nascem e acabam por aceitar sem reservas o que lhes é apresentado como bom de alguma figura de autorirade.
tracking img