Virus e worms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – Universidade Paulista
Cursos Superiores de Tecnologia

Segurança da informação

Trabalho sobre vírus e worm

Denison dos Santos


Introdução
Nesse trabalho iremos falar um pouco sobre a história dos vírus, como surgiram, como agem etc, iremos falar também sobre o worm que é um dos tipos mais comuns de vírus existentes hoje na atualidade, pois ele é muito conhecido por invadiremails e redes sociais tais como facebook e Orkut. Com isso passaremos um pouco de conhecimento sobre eles para nossos colegas de classe para não caírem nesses malweres muito comuns hoje em dia ainda mais que a maioria das pessoas andam 24 horas praticamente conectadas na rede.
A História do vírus
Em 1983, Len Eidelmen demonstrou em um seminário sobre segurança computacional, um programaauto-replicante em um sistema VAX11/750. Este conseguia instalar-se em vários locais do sistema. Um ano depois, na 7th Conferencia anual de segurança da informação, o termo vírus de computador foi definido como um programa que infecta outros programas, modificando-os para que seja possível instalar cópias de si mesmo. O primeiro vírus para PC nasceu em 1986 e chamava-se Brain, era da classe dos Vírus deBoot, ou seja, danificava o sector de inicialização do disco rígdido. A sua forma de propagação era através de um disquete contaminado. Apesar do Brain ser considerado o primeiro vírus conhecido, o título de primeiro código malicioso pertence ao Elk Cloner, escrito por Rich Skrenta.
E em 1988, Surge o primeiro Antivírus, por Denny Yanuar Ramdhani em Bandung, Indonésia. O primeiro Antivírus aimunizar sistema contra o vírus Brain, onde ele extrai as entradas do vírus do computador em seguida imunizava o sistema contra outros ataques da mesma praga.
O que são os vírus?
Vírus de computador são pequenos programas capazes de causar grandes transtornos a indivíduos, empresas e outras instituições, afinal, podem apagar dados, capturar informações, alterar ou impedir o funcionamento do sistemaoperacional e assim por diante.d Como se não bastasse, há ainda outros softwares parecidos, como cavalos de troia, worms,  spywares e outros.

Antes, o que é um malware?
É comum pessoas chamarem de vírus todo e qualquer programa com fins maliciosos. Mas, há vários tipos de "pragas digitais", sendo os vírus apenas uma categoria delas.
Atualmente, usa-se um termo mais adequado para generalizaresses programas: a denominação malware, uma combinação das palavras malicious e software que significa "programa malicioso".
Portanto, malware nada mais é do que um nome criado para quando necessitamos fazer uma comparação a um programa malicioso, seja ele um vírus, um worm, um spyware, etc.
O que é vírus de computador?
Os vírus são programas com fins maliciosos, capaz de causar transtornos comos mais diversos tipos de ações: há vírus que apagam ou alteram arquivos dos usuários, que prejudicam o funcionamento do sistema operacional danificando ou alterando suas funcionalidades, que causam excesso de tráfego em redes, entre outros.
Os vírus, tal como qualquer outro tipo de malware, podem ser criados de várias formas. Os primeiros foram desenvolvidos em linguagens de programação como C eAssembly ou linguagem de montagem que é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa. Utilizada para programar dispositivos computacionais como micro processadores. Hoje, é possível encontrar inclusive ferramentas que auxiliam na sua criação.
Como os vírus agem?
Os vírus recebem esse nome porque possuem características de propagaçãoque lembram os vírus reais, isto é, biológicos: quando um vírus contamina um computador, além de executar a ação para o qual foi programado, tenta também se espalhar para outras máquinas, tal como fazem os vírus biológicos nos organismos que invadem.

Antigamente, os vírus tinham um raio de ação muito limitado: se propagavam, por exemplo, toda vez que um disquete contaminado era lido no...
tracking img