Geometria dos retangulos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROBLEMA


1. Apresentação do Problema:

Tem-se observado que nos últimos anos o ensino da geometria não tem tido seu valor, pela maioria dos seus professores do Ensino Fundamental e Médio, fazendo da Geometria dentro da Matemática uma matéria quase extinta:


Hoje em dia, nenhum matemático se reconhece como geômetra, não se fazem investigaçõesem Geometria, pois essa foi absorvida por teorias mais gerais, onde aí sim há investigações. Então se queremos desenvolver o ensino da Geometria, a quem devemos consultar? Os matemáticos não se dedicam mais à Geometria.(IRMÃ SAIZ, 1995, p.83).


Não podemos esquecer, que a maioria de nossos alunos já vem para escola com varias idéias geométricas, fruto da relação com o espaço emque vivem, experiências e brincadeiras. A criança vive numa sociedade que emite muitas informações, as quais, em sua maioria, são geradas e percebidas enquanto explora o espaço ao seu redor.
Como acadêmico do curso de Matemática da Universidade Castelo Branco e estagiário do Colégio Cultura e Arte, em Belford Roxo na Baixada Fluminense, tenho bercebido as dificuldadesque os alunos apresentam em associar as formas geométricas assim como suas propriedades no mundo real. Entre elas a dificuldade de medir áreas das principais figuras planas.
Ao optarmos por apresentar uma proposta de ensino de áreas das principais figuras planas, baseada na experiência concreta do aluno, faz-se necessário abordar como se dá o desenvolvimento do raciocínio doser humano.
Imerso neste ambiente social, o ser humano inicia seu desenvolvimento de forma essencialmente espacial. Esta vivência será decisiva no aprendizado, baseando-se:


Inteligência é uma adaptação. A fim de aprender sua relação com a vida em geral é necessário, portanto, declarar precisamente as relações entre os organismos e o ambiente. A vida é uma contínuacriação de formas cada vez mais complexas e o progressivo balanceamento dessa formas com o ambiente. Dizer que a inteligência é um caso particular de adaptação biológica é , portanto, supor que é essencialmente uma organização e que sua função consiste em estruturar o universo assim como o organismo estrutura seu ambiente imediato.(PIAGET, 1978, p.3-4).


Observamos, que para Piaget a inteligênciaé construída ao longo da evolução pela qual passa a criança nos diferentes estágios de desenvolvimento. A criança vive num contexto social que emite muitas informações, as quais, em sua maioria, são geradas e percebidas enquanto explora o espaço ao seu redor.
O que ocorre em nossas escolas é que o ensino da geometria está centrado na denominação e classificação das figuras planas maisconhecidas. As crianças aprendem algo escrito pelos matemáticos bem distantes de um ensino funcional, responsável pelo desenvolvimento de noções espaciais. “Aprender não é memorizar fatos e nem repeti-los. É desenvolver novas maneiras de pensar e ‘ver’ a realidade, afirma Terezinha Nunes (1993), nas séries do Ensino fundamental, geralmente a Geometria é o ultimo tema ensinado aos alunos, quando hátempo, dando a entender que é um estudo deixado para o fim do período letivo por ter menos importância.
Acreditamos que o conhecimento é algo que deve ser construído aos poucos, de preferência dentro de cada um. Não basta apenas se explicar ou mostrar conteúdos pois “aprendemos 10% do que lemos, 15% do que ouvimos, porem 80% do que vivenciamos.”(GLOBAL VILLAGE IN ACTION – artigo publicado em OnThe Beam 1962)


2. Relevância do Estudo


O trabalho realizado tem o interesse no processo ensino aprendizado de áreas de figuras planas, por meio de composição e decomposição de figuras, buscando entender como os alunos se desenvolvem cognitivamente através de materiais manipulativos, logo está pesquisa é de grande importância para professores e alunos de...
tracking img