Geometria da ferramenta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Superfícies:
Superfícies de folga: as superfícies de folga também são denominadas de superfícies de incidência. São as superfícies da cunha cortante que defrontam com as superfícies em usinagem.Superfície de saída: é a superfície da cunha cortante sobre a qual o cavaco se forma.

Arestas:
Aresta principal de corte: é a aresta de corte cuja cunha de corte correspondente indica a direção domovimento de avanço no plano de trabalho.
Aresta lateral de corte: é a aresta de corte cuja cunha de corte correspondente não indica a direção do movimento de avanço no plano de trabalho.

Ponta deCorte:
É a ponta na qual se encontram aresta principal e lateral de corte. A ponta de corte pode receber um arredondamento feito com um raio r, medido no plano de referência da ferramenta. De outramaneira pode ser executado um chanframento de largura lc, medido na superfície de saída.

Sistema de Referência da Ferramenta
É utilizado na determinação dos ângulos da Cunha Cortante para oprojeto, execução, controle e manutenção das ferramentas, considerando-a como um elemento mecânico comum, completamente dissociado da máquina.
Ele é constituído por três planos ortogonais que passando peloponto de referência da aresta cortante, são utilizados para a medição dos ângulos da ferramenta. São eles: o plano de referência, o plano de corte e o plano ortogonal de medida.

Planos do Sistemade Referência da Ferramenta

a) plano de referência:
É o plano que contém o ponto de referência, sendo perpendicular à direção de corte, porém orientado segundo um plano, eixo ou aresta daferramenta.

Observações:

1) para as ferramentas de torneamento e aplainamento este plano é geralmente paralelo à base da ferramenta;

2) para as fresas e brocas este plano passa pelo eixo de rotação epelo ponto de referência.

3) para melhor representação da geometria da cunha de corte, o ponto de referência deve ser escolhido num ponto médio da aresta de corte.

b) plano de corte:
É o...
tracking img