Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOÇÕES DE TEMPO EM GEOLOGIA

Escala do tempo geológica é diferente da noção do homem.
Eventos catastróficos (ex. erupção de um vulcão);
Eventos mais lentos (ex. erosão de uma montanha).
História

Ocidente sempre teve visão de que a Terra era mais jovem.
Na época de Cristo: acreditavam que as rochas sedimentares marinhas (com fósseis marinhos) que constituíam as grandes cadeias montanhosaseram resultantes de grandes inundações devido à intervenção divina.
(Na verdade, estas rochas se formaram no fundo de uma bacia oceânica, numa planície, e, depois de litificadas, foram soerguidas a mais de 8.000 metros devido aos esforços compressivos tectônicos resultantes da colisão entre o continente India e o continente Asiático. Esta colisão continental gerou a cordilheira do Himalaia).
*O dinamarquês NILS STENSEN, mais conhecido pelo nome latinizado de NICOLAU STENO, foi quem primeiro enunciou os princípios dessa nova ciência. STENO explicou a origem dos gêiseres, reconheceu como dentes fósseis de tubarões as pedras populamente chamadas de “línguas petrificadas” (glossopetrae), constou a constância dos ângulos entre faces cristalinas e contribuiu para o estudo da anatomia humana.Ele enunciou os três princípios básicos que regem a organização das seqüências sedimentares:
➢ SUPERPOSIÇÃO: sedimentos se depositam em camadas, as mais velhas na base e as novas sucessivamente acima;
➢ HORIZONTALIDADE ORIGINAL: depósitos sedimentares se acumulam em camadas sucessivas dispostas de modo horizontal;
➢ CONTINUIDADE LATERAL: camadas sedimentares são contínuas,estendendo-se até as margens da bacia de acumulação, ou se afinam lateralmente.
O princípio da superposição permite ordenar cronologicamente estratos não perturbados e, uma vez conhecida essa ordem, reconhecer situações em que tenham sido invertidas por processos tectônicos. Este princípio pode ser utilizado em depósitos sedimentares formados por acresção vertical, mas não naqueles a acresção é lateral(e.g. terraços fluviais).
Ao encontrar estratos sedimentares inclinados, é possível inferir, com base no princípio de horizontalidade original, que o pacote sofreu deformações posteriores e, pelo princípio de continuidade lateral, podemos reconstituir a distribuição geográfica original de uma camada dissecada pela erosão através da correlação dos seus vestígios.
O princípio da superposição dascamadas é válido para as rochas sedimentares e vulcânicas (basalto) que se formam por agradação vertical de material, mas não pode ser aplicado a rochas intrusivas e deve ser aplicado com cautela às rochas metamórficas.
[pic]

* James Hutton (séc. 18), considerado o Pai da Geologia, observou que os processos geológicos são explicados pelos processos atuais. Observou também que as montanhassão esculpidas e erodidas e que este material extraído será depositado nas bacias formando as seqüências de rochas sedimentares espessas ao longo do tempo geológico e que este processo deveria envolver muito tempo.
HUTTON chegou a essa conclusão, em parte, ao reconhecer em SICCAR POINT, Escócia, o caráter cíclico do registro geológico, pois cada vez que procurava a base de uma seqüência derochas em busca do suposto “início” da atividade geológica na terra, sempre se deparava com outras rochas ainda mais antigas, muitas vezes dobradas ou metamorfizadas e separadas das rochas do primeiro ciclo por uma superfície discordante erosiva, tal superfície foi denominada discordância, que levou HUTTON a escrever sua frase mais célebre: “O resultado, portanto, de nossa presente investigação é quenão encontramos nenhum vestígio de um começo, nenhuma perspectiva do fim”, ao referir-se à ação dos processos geológicos.
Para HUTTON, todo o registro geológico podia ser explicado pelos mesmos processos que atuam hoje, como erosão sedimentação, vulcanismo, etc., sem necessidade de apelar para origens especiais ou intervenção divina. Esse conceito leva o nome de princípio de causas naturais....
tracking img