Auto clave hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Autoclave hospitalar
A autoclave hospitalar é um equipamento de laboratório bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em um tratamento térmico que mantém o material contaminado a uma temperatura elevada, deixando-o 100% esterilizado.
A autoclave hospitalar esteriliza os materiais cirúrgicos ou hospitalares através de um processo que é divido em três etapas: remoção do ar –penetração do vapor – secagem.
Existem, basicamente, quatro tipos de autoclave – autoclave de vácuo único, autoclave de alto vácuo, autoclave gravitacional e autoclave de vácuo fracionado.
A autoclave de vácuo único remove o ar de uma única vez em um espaço de tempo curto. Já a autoclave de alto vácuo possui uma bomba de vácuo com alta capacidade de sucção do ar, e introduz o vapor na câmara internasob alta pressão com ambiente em vácuo.
Na autoclave gravitacional o vapor é injetado forçando a saída do ar. E na autoclave de vácuo fracionado, o ar é removido em intervalos, com injeção simultânea de vapor.
Segurança alimentar e cozimento solar

Segurança alimentar para comida cozida nos mais diversos métodos requerem condições específicas rígidas. Cozinhar comida em temperaturas entre52°C e 10°C (125°F e 50°F) pode fazer crescerem bactérias nocivas. Essa faixa de temperatura é conhecida como zona de perigo. Para proteger contra intoxicação alimentar, os microbiologistas e economistas domésticos recomendam enfaticamente que a comida seja mantida acima ou abaixo dessas temperaturas. Essas precauções são as mesmas com a comida cozida com gás, eletricidade, microondas, lenha oucalor solar assim como cozida por retenção de calor, vasilhas de barro, churrasqueiras ou outro método. Na comida cozida mantida em temperatura ambiente, há chance de intoxicação por Bacillus cereus, a principal causa de doenças intestinais. O pior é que, se a comida não for completamente reaquecida antes de ser consumida, há chance de intoxicação fatal por botulismo ou salmonela. Ainda se a comidafor reaquecida, quando a comida cozida fica na zona perigosa por três ou quatro horas, há um risco remanescente de intoxicação na comida cozida pelo sol assim como na cozida por qualquer outro método.
Pasteurização é o processo usado em alimentos para destruir microrganismos patogênicos ali existentes. Foi criado em 1864, levando o nome do químico francês que o criou: Louis Pasteur.A pasteurização reside basicamente no fato de se aquecer o alimento a determinada temperatura, e por determinado tempo, de forma a eliminar os microrganismos presentes no alimento. Posteriormente estes produtos são selados hermeticamente por questões de segurança, evitando assim uma nova contaminação. O avanço científico de Pasteur melhorou a qualidade de vida dos humanos permitindo queprodutos como o leite pudessem ser transportados sem sofrerem decomposição.

Tipos de Pasteurização
Existem três tipos de pasteurização:
1) Pasteurização lenta, em que se aplicam temperaturas mais baixas durante maior tempo. A temperatura utilizada é da ordem de 65°C durante trinta minutos ou mais.
2) Pasteurização rápida, quando se aplicam temperaturas mais altas, da ordem dos 75˚C, durante algunssegundos. Este tipo de pasteurização é, por vezes, denominado HTST (High Temperature and Short Time), sigla em língua inglesa para "alta temperatura e curto tempo".
3) Pasteurização muito rápida, quando a temperatura vai de 130˚C a 150˚C, durante três a cinco segundos. Também conhecido como UHT (Ultra High Temperature) ou "temperatura ultra-elevada".
O conhecimento do elevado conteúdobacteriano e os tipos de microorganismos presentes nos alimentos, fornecem informações sobre os riscos que os mesmos podem causar a saúde do consumidor enquanto sua baixa contagem ou ausência oferecem segurança alimentar
Apesar de muito eficiente, a pasteurização deve ser considerada um pré-tratamento térmico uma vez que não destrói a microbiota patogênica completa do leite e o produto final requer...
tracking img