Geografo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNUDIS - PROGRAMA UNIVERSIDADE À DISTÂNCIA
SEDIS - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DISCIPLINA: BIOESTATISTICA

PLANEJAMENTO DE PESQUISAPÓLO: MARTINS

1-ELIANA DE FREITAS OLIVEIRA MAT 2009005325

Introdução:

A Algaroba (Prosopis Juliflora) foi introduzida no Brasil, originada do Peru, adaptando-se ao clima e ao estilode terra da Caatinga, apesar de ela ser fonte de alimento aos rebanhos em períodos de secas prolongados, fornecendo madeira e sendo suas flores muito apreciada por insetos e, principalmente pelasabelhas, em alguns estudos, percebeu-se que ao seu redor não crescia outras espécies de plantas, observado tal fenômeno, constatou que os extratos desta planta podem reduzir a germinação e crescimento deplantas nativas.
O estudo proposto aqui, é se tal ocorrência acontece em áreas que não foram, ainda, devastadas pela ação do homem, com plantas jovens ou nas áreas já devastadas com plantasadultas.

IMPLICAÇÕES DA PROLIFERAÇÃO DA ALGAROBA (PROSOPIS JULIFLORA) NO BIOMA CAATINGA.

• Investigar se a Algaroba (Prosopis Juliflora), espécie exótica, pode afetar a biodiversidade naturaldo bioma Caatinga.

• Por ser de espécie exótica, e consequentemente não ter predadores naturais, sua proliferação pode impedir o desenvolvimento de outras plantas.

• A população a seremutilizadas como amostra, será a de indivíduos jovens em áreas não devastadas pela ação do homem e a de indivíduos adultos, em áreas já devastadas.

• Nas áreas, não devastadas, com indivíduosjovens, será analisado uma área de 1000m2 , com coleta de dados de 2 (duas) arvores a cada 100m. Nas áreas devastadas com individuo adulto, também, numa área de 1000m2 , será analisado 2 (duas) arvores,mas com um espaçamento maior, a cada 200m e com altura entre 5 a 10m.

• Esses dados serão organizados de forma que se entenda em que estagio do crescimento desta planta (jovem ou adulta)...
tracking img