Geografia e filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DA ATIVIDADE DE PROMOÇÃO IMOBILIÁRIA EM TERESINA: PERÍODO DE 1984-1999
Ana Maria Meneses da SILVA (1); Danielly dos Santos FERREIRA (2); Juliana Sousa REBELO (3)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Praça da Liberdade nº 1597, Centro CEP 64000-040 Teresina-PI. Fone: (86) 3215-5224 / Fax: (86) 3215-5206 IFPI, e-mail: anasilvameneses@gmail.com IFPI, e-mail:daniellysantosferreira@hotmail.com IFPI, e-mail: jujusousa1@hotmail.com

RESUMO
Neste artigo, faremos uma análise do desenvolvimento da atividade de promoção imobiliária em Teresina/PI, no período de 1984 a 1999, buscando identificar alguns fatores que possibilitaram o seu crescimento, através de uma caracterização do bem produzido. Desse modo, a partir de um levantamento de informações sobre85 empreendimentos imobiliários identificados nesse período (1984/1999), junto aos promotores imobiliários locais, obtivemos os dados que possibilitaram nossa análise. Dentre os aspectos analisados, podemos citar o desenvolvimento da produção imobiliária privada, considerando dois momentos históricos. Esses momentos estão relacionados com a situação macroeconômica do país. Fizemos, também, umacaracterização do bem produzido, com o propósito de conhecer o padrão dos imóveis construídos; esse padrão, com certeza, definirá uma relação sócio-espacial das áreas de sua localização com o restante da cidade. Um outro aspecto mencionado nesse estudo diz respeito aos regimes de produção dos imóveis, demonstrando as alternativas que o mercado buscou para viabilizar o crescimento da promoçãoimobiliária; as estratégias de localização espacial dos investimentos, a estrutura de funcionamento do mercado local e outros aspectos. Palavras chave: Promoção imobiliária, Promotores imobiliários, Padrão dos imóveis.

1.

INTRODUÇÃO

É fácil buscar no imaginário coletivo que a verticalização urbana está relacionada com a idéia de cidade grande, principalmente quando esse fenômeno é corrente nasmesmas. Quando uma cidade começa a ganhar, na sua paisagem urbana, estruturas verticalizadas, projeta no senso comum um sentimento de grandeza e modernidade. No caso de Teresina, essa sensação de modernidade e grandeza, associada ao processo de verticalização urbana, é um fenômeno recente e decorre da ação de alguns agentes sociais, denominados de promotores imobiliários, e condicionado por algunsfatores como, por exemplo, existência de uma demanda solvável, fontes alternativas de financiamentos, disponibilidade de áreas bem localizadas, conjuntura econômica nacional favorável etc. Teresina apresenta, sem sombras de dúvida, uma defasagem temporal com relação ao fenômeno da verticalização urbana, em comparação com outros centros urbanos do país, principalmente com as capitais de Estados.Esse fato começa a mudar a partir de 1984, quando a atividade de promoção imobiliária privada começa a ganhar dimensões de uma atividade crescente, com a produção de edifícios de apartamentos. Vamos considerar a construção dos edifícios Da Costa e Silva e Mário Faustino (foto 01), no bairro Frei Serafim, em 1984, pela Construtora Mafrense, como o marco inicial para a nossa análise sobre a atividadede promoção imobiliária privada em Teresina, por considerar que esses lançamentos representaram, efetivamente, o início de um período de produção de inovações nos serviços de morar destinados as classes mais altas.

Figura 1 - Edifícios Da Costa e Silva e Mário Faustino: marcos do início da atividade de promoção imobiliária em Teresina. (fonte: Construtora Mafrense, 1996).

2.

FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA

A partir do lançamento dos edifícios Da Costa e Silva e Mário Faustino (1984), o mercado opera de forma tímida até o ano de 1994, representando nesse período, cerca de 20% da produção estudada. Esse período coincide com o cenário macroeconômico do Brasil, marcado por uma hiperinflação e pelo confisco da poupança nacional. De acordo com Queiroz Ribeiro, a promoção imobiliária é o...
tracking img