Dadaismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sumário
1 INTRODUÇÃO 5
2 o movimento dadaísta Erro! Indicador não definido.
3 características do movimento 6
4 principais representantes 11
4.1 marcel duchamp 11
4.2 francis picabia 11
4.3 max ernest 11
4.4 man ray 12
5 considerações finais 14
6 bibliografia 14
1. INTRODUÇÃO
O genocídio resultante da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) mergulhou a cultura internacional numa crise semprecedentes, levando a sociedade ao desespero.
Na Europa e no mundo inteiro a primeira grande guerra pôs em crise, ao lado dos demais valores, a própria arte; esta deixa de ser um modo de produzir valor e repudia qualquer lógica, é nonsense, faz-se “se é e quando se faz” segundo as leis do acaso (Argan, Arte Moderna).
O cenário da arte reunia as três vanguardas radicais européias anteriores: OFuturismo, o Expressionismo e o Cubismo. Os artistas desse período eram contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com motivação capitalista. A intenção desta vanguarda é destruir os valores burgueses e a arte tradicional.
A experiência da vida moderna ensina ao individuo que ele deve ser responsável pela própria segurança. Abre-se um precipício de vazio. A sistematização da falta desentido tem sua expressão mais extrema nas ações do Movimento Dadaísta.

2. O MOVIMENTO DADAÍSTA:
O Dadaísmo foi um movimento radical de contestação de valores que utilizou variados canais de expressão em protesto contra as convenções burguesas e a loucura da guerra.
O movimento surge em 1916 em Zurique, onde Hugo Ball, ator, músico, dramaturgo e produtor teatral alemão abriu um pequeno teatro demusic hall chamado Cabaré Voltaire. O clube literário - ao mesmo tempo galeria de exposições e sala de teatro promove encontros dedicados à música, dança poesia, artes russa e francesa.
A Hugo Ball se juntou um grupo de artistas formado por Hans Arp, Tristan Tzara, Marcel Janco Ball e Richard Huelsenbeck, que escolheram para o movimento o nome dada .
O termo Dada foi encontrado por acaso numaconsulta a um dicionário francês- alemão, onde dada significava ‘cavalinho de pau’, ou, de acordo com outras fontes, remetia à linguagem da criança que ainda não fala. O certo é, que o sentido original da palavra não guarda relação direta nem necessária com bandeiras ou programas, daí o seu valor: sinaliza uma escolha aleatória -princípio central da criação para os Dadaístas- ,contrariandoqualquer sentido de eleição racional. “O termo nada significa” afirma o poeta romeno Tristan Tzara.
3. CARACTERISTICAS DO MOVIMENTO:
Uma das principais técnicas dadaístas consiste na valoração de elemento considerado anti-artístico, elevando-o ao patamar de possível apreciação: é a técnica de ready-made. Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto ‘artístico ‘irreverente.

Os artistas deste movimento, guiados por uma anarquia instintiva e um forte niilismo, não hesitaram em anular as formas, técnicas e temas, tal como tinham sido entendidos até aquele momento.
Um exemplo disso eram os quadros dos antimecanismos ou máquinas de nada, nos quais o tema central era totalmente inédito para aqueles tempos.
Os títulos desconcertantes e provocativos,como em “A Noiva” de Duchamp deixavam claro ao público que todos os valores estabelecidos, morais ou estéticos, haviam perdido seu significado.
O dadaísta contrapõe a casualidade, mas não colocam a lógica e o acaso como duas categorias distintas e opostas; a lógica não é senão uma interpretação entre as tantas possíveis da lei do acaso, a única lei respeitada, cuja realidade era a imaginação.
Asdeclarações dos dadaístas são confusas propositadamente, objetivando, pela brincadeira ridicularizar a sociedade, a arte e a cultura tradicionais.
Um capítulo à parte merecem as colagens, que logo se transformaram no meio ideal de expressão do sentimento dadaísta. Tratava-se da reunião de materiais aparentemente escolhidos ao acaso, nos quais sempre se podiam ler textos elaborados com recortes...
tracking img