Geografia urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ


RELATÓRIO DE VIAGEM

Relação de atividades econômicas entre os municípios de Castanhal e Marapanim.

Diego Hayden Andreus

Nelson Renato Alfaia Maciel

Regiane Cardoso de Moraes

Sâmmyla Cundy de Oliveira Neves

Belém, 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIARELATÓRIO DE VIAGEM

Relação de atividades econômicas entre os municípios de Castanhal e Marapanim.

Diego Hayden Andreus

Nelson Renato Alfaia Maciel

Regiane Cardoso de Moraes

Sâmmyla Cundy de Oliveira Neves

Avaliação de Trabalho de Campo Integrado acompanhada pelo Profº Márcio Douglas do Amaral.

Belém
14 a 16 de Março de 2013
SUMÁRIO

Apresentação 05
Introdução05
Metodologia 06
Objetivos 06
Sobre o que é região 06
Localização dos Municípios 07
Características do quadro natural da área em estudo 08
Notas de viagem: um relato da observação geográfica 09
A produção do espaço 1819
Ações governamentais e não governamentais 20
Considerações finais 21
Bibliografia 23
Anexos 24
40

“Nós, geógrafos, temos que continuar sendo bons observadores das regiões, dos sub-espaços das regiões, da organização humana dos espaços sobrepostos à organização herdada da natureza e dos fatos que dizem respeito à estruturação da sociedade e daprojeção da sociedade sobre os diferentes espaços e níveis socioeconômicos das diferentes populações, daquelas que são carentes e que precisam mais do nosso trabalho. Nós temos que nos reeducar, esquecermos um pouco a teorização absurda que invadiu a Geografia brasileira nos últimos 20 anos e passemos a ser geógrafos de campo. Do campo sobre o terreno, do campo sobre o social, do campo sobre ameditação, em termos de proposta para o campo onde os homens, nas cidades, nos agroecossistemas e nos redutos da natureza que devem ser preservados como um esclarecimento cultural a favor da continuação da vida por todos os tempos se possível”.

Aziz Nacib Ab’Saber

APRESENTAÇÃO
Este relatório de viagem é um documento no qual são fornecidas informações sobre os municípios de Castanhal eMarapanim, em que observamos a realidade da população residente das áreas visitadas, indicando destinos, datas, objetivos, atividades desenvolvidas.

Vale ressaltar o valor do trabalho de campo, nos estudos geográficos, como um instrumento de verificação e registro da veracidade das mudanças nas paisagens, sendo, portanto, um recurso de análise da realidade espacial.

Este trabalho foi realizado naregião Nordeste do Pará, nos dias 14 a 16 de Março de 2013, sob a orientação do Profº Dr. Márcio Douglas do Amaral e do Profº Dr. João Carvalho, docentes responsáveis pela disciplina TCI - Trabalho de Campo Integrado IV. Os municípios visitados e percorridos na região foram Castanhal e Marapanim (Distrito de Marudá, Vila do Camará e Crispim).

INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se à formaçãoe caracterização socioespacial das cidades de Castanhal e Marapanim e da interrelação existente entre ambas. A cidade de Castanhal possui uma importância fundamental no que se refere a produção do espaço regional, e a infraestrutura existente na indústria e na qualidade da prestação de serviços fazem com que a cidade tenha grande influencia com sua hiterlãndia, enquanto Marapanim se destaca pelagrandeza turística e cultural expressadas pelas belas praias e os festivais e carimbó sediadas no município.
As observações realizadas neste trabalho de campo vão desde as questões socioeconômicas à relação do homem com a natureza, uma vez que boa parte da população de Marapanim sobrevive do extrativismo e da pesca, ou seja, além da relação direta, mantém uma relação de dependência com a...
tracking img