Geografia urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
GEOGRAFIA URBANA


“O que faz de uma Cidade uma Cidade?”


Definir é uma coisa que nadatem de muito simples, pois exige um razoável, às vezes até mesmo um elevado poder de abstração. A cidade é um objeto muito complexo, e por isso mesmo, muito difícil de definir. Como não estou falando deum determinado tipo de cidade, em um momento histórico particular, é preciso ter em mente aquilo que uma cidade da mais remota antiguidade e cidades contemporâneas como: Cairo, Tóquio e Nova Iorquetêm em comum, para encontrar uma definição que dê conta dessa imensa variação de casos concretos.
Para o sociólogo Max weber, em um escrito seminal sobre a natureza das cidades, publicado originalmenteem 1921, a cidade é, primordial e essencialmente, um local de mercado. Apesar de nem todo local de mercado ser uma cidade, toda cidade é um local de mercado, onde se dá um intercambio regular demercadorias.
Christaller deu uma contribuição importante introduzindo o conceito de localidade central toda cidade é do ponto de vista geoeconômico, isto é, das atividades econômicas vistas a partir deuma perspectiva espacial, uma localidade central, de nível maior ou menor de acordo com a sua centralidade – ou seja, de acordo com a quantidade de bens e serviços que ela oferta, e que fazem com queela atraia compradores apenas das redondezas, de uma região inteira ou, mesmo, de acordo com o nível de sofisticação do bem ou serviço, do país inteiro e até de outros países. Alem das mais cidades sãoassentamentos humanos extremamente diversificados, no que se refere as atividades econômicas ali desenvolvidas, diferentemente dos assentamentos rurais que são as aldeias e os povoados.
Emcontraste, as cidades possuem certa centralidade econômica. Sua área de influência pode, muitas vezes, não ir além dos limites territoriais da unidade político-administrativa local da qual ela é a sede (no...
tracking img