Zinco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O zinco (Zn) é um íon pequeno que se difere de outros metais de transição, pois não participa das reações de redox e desempenha importantes papéis estruturais (CARDOSO, 2007).
É ummineral presente em mais de 200 enzimas diferentes, o que demonstra sua importância para o bom funcionamento do metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucléicos (CARDOSO, 2007). Estátambém envolvido na estabilização de membranas estruturais e na proteção celular, prevenindo a peroxidação lipídica (MAFRA; COZZOLINO, 2004).

Local e Forma de absorção
A captação do zinco pelasuperfície da borda em escova ocorre por meio de dois mecanismos de transporte: processo mediado por transportadores e por difusão simples, que varia em sua importância conforme a concentração dessemineral presente na dieta. O mecanismo mediado por carreador predomina em situação de baixa concentração de zinco na dieta, enquanto que a absorção por difusão simples é predominante quando a concentraçãodesse mineral é elevada (COUSINS; MCMAHON, 2000).
Existem fatores intraluminais facilitadores da absorção de zinco como: aminoácidos (histidina e metionina), fosfatos, ácidos orgânicos e algumasprostaglandinas. A quantidade de proteína da refeição tem efeito positivo na absorção do zinco, porém proteínas específicas como a caseína tem efeito inibitório na absorção (OMS, 1998).
A CRIP (proteínaintestinal rica em cisteína), proteína presente na mucosa intestinal se liga ao zinco na função de carreador intracelular aumentando a velocidade de absorção.
As presenças de alguns aminoácidos comocisteína e histidina melhoram a sua solubilidade. Ao contrário o conteúdo de fitatos presente nos alimentos como farelos, cereal de grão integral e leguminosas reduz a biodisponibilidade de Zn(MARQUES; MARREIRO, 2006).
O zinco é absorvido no intestino delgado, principalmente no jejuno. A albumina, então, transporta o zinco absorvido até o fígado, onde é transportado para as outras vísceras. No...
tracking img