Geografia do 6 ao 9 ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
geografia
A Dinâmica da litosfera
A litosfera está em permanente transformação desde o início de sua formação, há bilhões de anos.

São duas fontes energéticas que conferem uma dinâmica à litosfera: uma de forças internas ou endógenas e outra, de forças externas ou exógenas.

Curiosamente essas forças são contrárias entre si. É como algo que é construído por um conjunto de forças passa aser imediatamente destruído por outro. A partir do núcleo e do manto, são exercidas fortes pressões que ocasionam alterações na estrutura da litosfera. Assim, as forças do interior da Terra criam formas estruturais, como, por exemplo: uma montanha. Já as forças externas têm início na energia solar, que, ao penetrar na atmosfera, desencadeia processos, como os ventos, as chuvas e a neve; responsáveispelo desagaste e por esculpir as formas estruturais do relevo.
O material constituinte do núcleo e do manto possui características físicas e químicas específicas. O movimento desse material é refletido na litosfera de forma dinâmica e envolve terremotos, vulcanismos , formação de montanhas, dobramentos, entre outros.

A teoria que melhor se aplica ao dinamismo da crosta terrestre é a teoriada tectônica de placas, segundo a qual a litosfera é concebida como sendo formada por uma série de blocos ou placas de diferentes dimensões.
As placas não são fixas e movimentam-se sobre o manto, principalmente no sentido horizontal.

A área de contato de uma placa com outra é marcada por uma forte atividade sísmica, pois a grande pressão que uma placa exerce sobre a outra é capaz de gerar umaenorme quantidade de energia, traduzida principalmente pelos terremotos.
Associada aos limites das placas, temos também a presença de cadeias montanhosas e fossas tectônicas, além de dorsais mesoceânicas.

A superfície terrestre está em permanente deriva. Com isso, os continentes deslocaram-se, ao mesmo tempo que o fundo de certos oceanos alarga- se (Atlântico) ou estreita- se (Pacífico).Dinâmica da Litosfera
18/04/2012 - Juliana, Grupo Escolar
A Crosta Terrestre é chamada Litosfera. Essa parte do planeta Terra apresenta uma dinâmica peculiar e vive em constante transformação.

A Litosfera tem uma espessura que pode chegar a 5 km de profundidade nos oceanos, se formou há bilhões de anos e se encontra em movimento. Essa dinâmica é capaz de mudar os continentes.

Duas fontes deenergia agem sobre a Litosfera. São elas: as forças internas (ou endógenas) e as forças externas (ou exógenas). Essa constante movimentação da Litosfera, principalmente em seu núcleo e seu manto, resulta na ocorrência de vulcões, terremotos e tsunamis. As forças que agem sobre a Litosfera são contrárias e exercem fortes pressões capazes de dar forma ao relevo de uma região.

A Litosfera é divididaem placas assentadas e não fixas, que se movimentam no sentido horizontal. Esse dinamismo da Litosfera foi descrito pela Teoria da Tectônica de Placas. Com isso, é possível afirmar que os continentes estão sempre em deslocamento.

A Litofesta está dividida em várias placas tectônicas e é o berço dos recursos minerais e da água do planeta Terra.
Troposfera

É a camada da atmosfera em quevivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.
As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura.

EstratosferaEsta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.

Mesosfera

Esta...
tracking img