Genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SIMULADO DE BIOLOGIA – 3º ANO
1. Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendelusou este tipo de vegetal por que:
a) O androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
b) A semente apresenta apenas dois cotilédones, queabsorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
c) As características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitama observação das características genéticas puras.
d) Os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas dasoutras.
e) O número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.

2. A Segunda Lei de Mendel postula:
a)Distribuição conjugada dos genes.
b) Segregação independente.
c) Troca de partes entre cromossomos.
d) Importância da recessividade.

3. Os quatro fenótipos do sistema sanguíneo ABO sãodeterminados por três alelos múltiplos denominados IA, IB e i. Os alelos IA e IB são dominantes em relação ao alelo i, sendo a relação de dominância escrita da seguinte forma: IA = IB > i. Com base no texto eem seus conhecimentos sobre a herança do sistema sanguíneo ABO, analise as seguintes afirmativas.
I. Os alelos IA e IB apresentam codominância, pois ambos se expressam na condição heterozigóticae produzem, respectivamente, os aglutinogênios A e B.
II. O alelo i determina a ausência de aglutinina no sangue, portanto o genótipo ii corresponde ao sangue tipo “O”, sem a aglutinina anti-A eanti-B.
III. Um homem com sangue tipo “B” poderá ter filhos com o sangue tipo “A”, desde que seja heterozigoto, e somente com uma mulher com sangue do tipo “A” (homozigota ou heterozigota)....
tracking img