Patologias dos membros inferiores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
➢ Patologias dos Membros inferiores

Cisto Ósseo

É uma lesão pseudotumoral, classificada como benigna ativa e caracterizada por uma cavidade repleta de um líquido claro ou sanguinolento, revestida por uma membrana de espessura variável, constituída por tecido conjuntivo vascular frouxo em que se podem observar células gigantes osteoclásticas disseminadas e, às vezes, restos de hemorragiasrecentes ou antigas ou depósitos de colesterol. No tecido da parede do cisto se observam com freqüência bandas ou massas de material fibrinóide ou de tecido conjuntivo hialino ou calcificado e, ocasionalmente, trabéculas ósseas.

Os cistos ósseos solitários aparecem na infância e adolescência e têm predileção pela metáfise proximal do úmero e do fêmur.

Após a adolescência, o calcâneo e a pelvesão as localizações mais freqüentes, além das lesões que acometem os ossos longos . Os cistos que se localizam na proximidade da placa de crescimento são aqueles que continuam em atividade, enquanto que aqueles diafisários ou aqueles que se distanciam da placa de crescimento durante a evolução são considerados latentes. Na radiografia costuma-se encontrar uma lesão osteolítica, com afilamento eabaulamento das corticais, relativamente bem delimitada, podendo apresentar o sinal da espícula ou trabécula caída, que significa um fragmento desprendido da parede e flutuando em meio ao líquido do cisto.

Condromalácia Patelar

Condromalácia Patelar é uma doença degenerativa que acomete a cartilagem da patela ( denominada rótula).

Os principais sintomas da Condromácia Patelar podem ser:• DOR na região anterior do joelho(atrás da patela) ao subir e descer escadas ou mesmo ladeiras, aos exercícios físicos, ao levantar de uma cadeira, ao agachar-se e até mesmo ao manter o joelho flexionado por períodos prolongados;

• CREPITAÇÃO E ESTALIDOS atrás da patela ao flexionar e extender o joelho, por vezes audíveis;

• DEMA E DERRAME ARTICULAR que são ocasionados peloacúmulo excessivo de líquido sinovial formado no processo inflamatório.

As causas da condromalácia envolvem alterações de alinhamento da patela, que excursiona fora do local adequado, ocasionando atrito entre sua superfície articular e a superfície articular do fêmur, desse modo provocando “desgaste”.

Tais alterações de alinhamento muitas vezes estão relacionadas à desequilíbrios damusculatura do quadríceps como atrofias, hipotrofias e encurtamentos musculares; variações anatômicas tanto do fêmur como da patela.

Também estão correlacionados microtraumatismos de repetição, bastante comuns em esportes de impacto.
Deve ainda ser citada a chamada causa idiopática, quando não são identificadas alterações anatômicas que justifiquem o desenvolvimento da doença. 

O diagnóstico dacondromalácia é feito basicamente pelo exame clínico, podendo ser utilizados exames de imagem como Radiografias,Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética para orientação quanto ao tipo de tratamento a ser instituído.

ARTROSE

A articulação do joelho como qualquer movimenta-se através do deslizamento entre as superfícies cartilaginosas. O desgaste progressivo dessas cartilagenslevam à artrose.


Quando esse desgate atinge a superfície óssea e o contato articular faz-se osso contra osso "imagem em espelho", a dor pode ser severa e a impotência funcional grande e progressiva.


A artrose é a mais comum das doenças articulares. Seu impacto econômico é enorme, graças à incapacidade que provoca nos pacientes. Encontram-se evidências de artrose em alguma articulação namaioria das pessoas acima dos 65 anos. Mais de 80% daqueles acima dos 75 anos são acometidos pela artrose, ou seja, a prevalência da doença aumenta com a idade.


Mulheres têm aproximadamente o dobro de propensão em comparação com os homens, e tratando-se de mulheres negras, essas têm o dobro de propensão à artrose no joelho em comparação com mulheres brancas. Diferenças raciais existem...
tracking img