Generos textuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1
FATEC IPIRANGA – GESTÃO COMERCIAL – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO UNIDADE II – GÊNEROS TEXTUAIS Prof. Manoel Francisco Guaranha

O conceito de texto      O texto é: Uma unidade de sentido Atividade sistemática de atualização discursiva da língua na forma de um gênero; Material linguístico com potencial para conectar atividades sociais, conhecimentos linguísticos e conhecimentos do mundo;Unidade funcional, de natureza discursiva.

O texto é o espaço de materialização do discurso. Discurso, por sua vez é conjunto de enunciados que ocorrem com certa regularidade e remetem a uma mesma ideologia, visão, concepção de mundo de uma determinada comunidade social numa determinada circunstância histórica. A ideologia se materializa por meio da linguagem, não há um discurso ideológico, mastodos são e têm seus princípios de regularidade em uma mesma formação discursiva. O sujeito não pode ser concebido como total responsável por aquilo que diz; tampouco como alguém que não é dono daquilo que escreve ou diz, ou seja, repetidor do discurso dos outros, mas é uma entidade psicologia e social (psicossocial) que usa a língua como lugar de interação. Sendo assim, quando participam ativamenteda definição da situação na qual se acham engajados, os sujeitos adquirem um caráter ativo, são atores na atualização das imagens e das representações sem as quais a comunicação não poderia existir.

2 Interagindo com textos Texto I.

Folha de São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010.

Leia o texto acima: 1) Identifique os sujeitos que interagem no diálogo. 2) Identifique a relação quemantêm entre si por meio da forma como se comunicam.

2- Noção de gêneros textuais

3
Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre ligadas à utilização da língua. Como há muitas atividades humanas, há muitos modos de utilização. Nós nos servimos da língua por meio da produção de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que refletem as condiçõesespecíficas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo (temático) e por seu estilo verbal, ou seja, pela forma como usa os recursos da língua (seleção de palavras, organização de frases, utilização das normas gramaticais), mas também, e principalmente, por sua construção.

Vamos analisar a construção do texto I. Qual seria a finalidade com que ele foi produzido? Qual é oconteúdo temático e como é feita a seleção das palavras, a organização das frases e como são utilizadas as normas gramaticais?

Texto II - Níquel Náusea
Fernando Gonsales

Folha de São Paulo, domingo, 25 de abril de 2010.

Quanto ao texto II: a) Identifique os sujeitos que interagem no diálogo. b) Identifique a relação que mantêm entre si por meio da forma como se comunicam. c) Identifique afinalidade com a qual ele foi produzido. d) Identifique o conteúdo temático do texto.

Leia as definições de Charge e Cartum, extraídas do Dicionário digital Caldas Aulete (http://aulete.uol.com.br em 26/04/2010)

4

Charge: 1. Desenho caricatural com ou sem legenda, publicado em jornal, revista ou afim, que se refere diretamente a um fato atual ou a uma personalidade pública (ger. ligada àpolítica) e os satiriza ou critica ironicamente [Cf. cartum.] [F.: do fr. charge 'ação vigorosa contra alguém, carga, ataque', de charger 'carregar' e este, do lat. vulg. *carricare, de carrus 'carro, carroça'.] Cartum 1. Desenho humorístico ou satírico, composto ger. de um ou mais quadros, com ou sem legenda, em que se retratam comportamentos ou características humanas ou sociais, de modo engraçado, oude maneira a ressaltar o aspecto cômico do assunto abordado. [Os cartuns ger. são publicados em jornais e revistas e se utilizam, por vezes, de elementos caricaturais. Cf.: charge.] 2. História em quadrinhos. 3. Cin. Telv. Desenho animado.

Escreva a que categoria pertencem o texto I e II e justifique sua resposta. Quais as semelhanças ente Charge e Cartum? Procure explicar como se...
tracking img