Andy warhol - o rei do popart

374 palavras 2 páginas
QUEM?
Andy Warhol nasceu em Pittsburgh em 1928. Foi empresário, pintor e cineastra. Considerado o rei do pop art, era um critico da sociedade de consumo. Seu trabalho girava, entre outros temas, em torno da discussão sobre o quanto vale uma obra única e uma cópia.
Ele trabalhava com xerox, litografia, polaroide, cinema e tudo que pudesser ser produzido em série. As obras de Warhol analisavam o processo como a arte poderia ser produzida em massa (do mesmo modo que acontecia com vários produtos industriais).
A mais famosa frase de Andy, "No futuro todo mundo terá seus 15 minutos de fama", era justamente sobre como a fama também poderia ser produzida em série um dia. Warhol foi um dos grandes artistas que, com sua visão inovadora, contribuiu para mudar nossa maneira de ver o mundo, como Picasso e Dalí.
A FACTORY
Tratave-ase de um loft, um local grande e com uma ambientação muito especial: decorado por móveis velhos recolhidos - havia espelhos e toca-discos que não paravam de tocar rock, todo o espirito dos anos 60, contracultura, amor livre, drogas, sucesso, festas, superestrelas, a vida nortuna e todo o underground. Uma característica peculiar da Factory era o fato de todos os elementos do ambiente serem pintados [ou na cor] prata.

O QUE?
- FOTOS DOS TRABALHOS -

Quando sentiu que não tinha o suficiente para pintura Warhol partiu para o cinema, em 1963. Andy dizia que fazia cinema porque era mais fácil do que pintar porque a câmera fazia tudo sozinha - ele apertava o botão e ela andava. O realismo e o polêmico conteúdo tornaram-no um importante cineasta. O filme Chelsea Girls foi um dos maiores sucesso de Warhol e foi considerado um dos filmes mais importantes dos anos 60. A atividade improvisada, à guisa de performance, era considerada o ponto mais importante para o artista.
FINAL
Em 1987, Andy Warhol foi operado da vesícula biliar. A operação correu bem, mas, infelizmente, Warhol morreu no dia seguinte deixando um legado que revolucionou a história

Relacionados

  • JOHANNES VERMEER
    2736 palavras | 11 páginas
  • História da Arte
    6722 palavras | 27 páginas
  • historia da arte
    11237 palavras | 45 páginas