Confingurando um roteador

840 palavras 4 páginas
Aprendendo a configurar um roteador
Postado por Danilo Augusto | 30 - janeiro - 2010 | 36 Comentários

Submarino.com.br

Umas das coisas que mais vem acontecendo em nosso país é a popularização dos computadores nos lares brasileiros. Como consequência disso, muitas casas que já possuiam pelo menos 1 PC, hoje contam com mais um computador ou notebook e precisam compartilhar a conexão de internet que dispõe. Esse post irá explicar os principais conceitos necessários para que você tenha condições de configurar o seu roteador.
O primeiro passo para que sua conexão possa ser configurada é conectar os cabos corretamente. Basicamente todo roteador possui uma entrada WAN (tem escrito sobre ou sob a porta) e várias entradas LAN. Na entrada WAN você deve conectar o cabo da internet e nas portas LANs os cabos dos computadores que usarão a internet compartilhada. Observe a imagem abaixo:

O cabo da esquerda está conectado na porta WAN e é o cabo da internet. O da direita está sendo conectado numa porta LAN, e é o cabo de um computador que usará o acesso compartilhado pelo roteador.
O segundo passo é acessar o roteador através do navegador. Para isso, você necessita descobrir o IP dele. Para descobrir o IP do roteador faça o seguinte… Mesmo sem ter configurado nada, conecte o cabo de rede do computador que será usado para configurar o roteador a uma das portas LAN do roteador e siga os seguintes passos: * Vá até o menu Iniciar, depois em Executar, digite: cmd e dê um ENTER; * Ao abrir o prompt de comando, digite: ipconfig e dê um ENTER; * Nas informações que aparecera, procure o número IP do Gateway Padrão e anote;
Pronto, descoberto o IP do roteador vamos à sua configuração. Abra seu navegador e digite http://ipDoRoteador (com os pontos). Muito provavelmente o roteador exigirá uma autenticação para poder liberar seu acesso. Abaixo você confere os usuários e senhas padrão de fábrica dos principais fabricantes: Fabricante | Usuário | Senha | DLink |

Relacionados