Geert hofstede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Usando as suas palavras escreva as dimensões culturais de Hofstede. Em seguida identifique e explique as principais diferenças de resultados encontradas na atualização da pesquisa de Hofstede, realizadas por Tanure.

A pesquisa de Hosfted tem o objetivo de compreender as diferenças das culturas nacionais. Através da sua pesquisa identificou que existem cinco dimensões que diferenciam asculturas nacionais. São elas: Distância hierárquica ou distância ao poder; necessidade de controle da incerteza; individualismo/coletivismo; masculinidade/feminilidade; orientação de longo prazo versus orientação de curto prazo.
É interessante perceber que estas características evoluem ao longo do tempo. Assim, na pesquisa feita por Tanure três décadas depois apresentou resultado muito semelhantes apesquisa feita por Hofstede, porém com algumas diferenças que devem ser observadas.
A pesquisa de Hosftede demostrou que no que se refere a distribuição desigual do poder e a aceitação da hierarquia extrema, os países latinos, incluindo o brasil, aparecem com um nível elevado. Já na pesquisa feita posteriormente por Tanure, o México, que anteriormente apresentava um índice de distância hierárquicamuito elevado, reduziu este indíce. Enquanto países os outros países não apresentaram mudanças significativas.
O índice de necessidade de controle da incerteza foi que o que apresentou as maiores diferenças nos resultados. Este índice que representa, o medo de situações incertas, mostrava que os brasileiros se sentiam muito inseguros e na segunda pesquisa essa situação mudou significativamente.
Oíndice de individualismo/coletivismo, que representa a ligação do individuo com a coletividade, não sofreu nenhuma mudança significativa da pesquisa de Hofstede para Tanure. O Brasil permaneceu em um patamar mediano. Quanto a masculinidade, que representa os atributos femininos ou masculinos encontrados na sociedade, pode-se dizer que nenhuma mudança significativa ocorreu em nenhum dos países.A orientaçao de longo prazo versus orientação de curto prazo é o modo com se lida com o passo, presente e futuro. O Brasil foi o único país avaliado por Tanure neste qusito e não sofreu nenhuma mudança significativa, permanecendo como uma cultura voltada pro longo prazo.

Descreva as teorias de convergência, divergência e a divergência convergente, conforme o artigo.

A teoria daconvergência surge num contexto de relativo sucesso do modelo fordista de produção norte-americano. Esse modelo se amparava na racionalização da produção através de uma linha de montagem e de teorias administrativas que buscavam aumentar ao máximo a produtividade dos funcionários através de sua especialização, bem como de uma maior padronização. Ao fazerem propaganda do “american way of life”, também sebuscava universalizar a forma de aministrar as organizações por meio da tese de que essa teoria seria “culture free”, isto é, poderia ser aplicado em qualquer canto do mundo, sem perigo de não dar certo. A racionalidade estrutural desse pensamento gerencial, somado com o imperativo de se maximizar o lucro acaba não levando em conta valores culturais, sociológicos, psicológicos ou simbólicos dasorganizações.

Com o esgotamento desse modelo na década de 1970 e com a ascensão to toyotismo no oriente, por exemplo, percebeu-se que os aspectos que haviam sido relegados a um segundo/terceiro plano na corrente convergente deveriam ser valorizados. Uma administração multicultural, em que se valoriza as diferenças dos funcionários e em que se percebe diferentes estilos de liderança, processosde negociação, gestào de pessoas, motivação, administraçao de conflitos acaba adotando a solução mais apropriada para cada tipo de problema. E isso acabou trazendo bons resultados para as empresas que adotaram essa modelo administrativo, que acabou ficando conhecido por teoria da divergência.

Pouco depois, criou-se a teoria da divergência convergente em que ao mesmo tempo que se levava em...
tracking img