Gattaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme: Gattaca

RESENHA

O filme se passa em um futuro, talvez bem próximo, em que as técnicas de engenharia genética seriam capazes de orientar a produção de filhos "perfeitos". Noentanto, alguns casais ainda seguem o "método tradicional" e deixam que as leis da meiose e da fecundação ao acaso gerem seus filhos, chamados "In-Válidos". É assim que nasce o personagem principal dofilme, Vincent (talvez uma alusão a "vencedor").
Vincent está determinado a fazer parte de uma equipe em um vôo para Titã, uma lua de Saturno. Para isso, porém, ele tem de esconder sua"identidade genética", já que possui um problema cardíaco sério, que provocará sua morte por volta dos 30 anos, não importa o quão inteligente Vicent pudesse ser, ele estaria condenado a viver comofaxineiro e não teria melhores oportunidades. Mas Vicent é determinado e define uma estratégia para atingir seu objetivo,Vincent esconde esse problema apresentando nos exames amostras do sangue e da urina deJerome, um indivíduo geneticamente "perfeito", que, por acidente, ficou paraplégico, até que atinge seu objetivo de ser astronauta, realizado por ter burlado o sistema.
Se analisarmos aética do protagonista, onde desde o seu nascimento tem sua vida já "pré-determinada" e é tratado como inválido, pelas suas "deficiências" em relação aos que foram inseminados artificialmente. Parafugir deste cenário de determinismo em sua vida Vincent decide que quer se tornar astronauta. Porem como é um Inválido foi compulsoriamente rejeitado. Para driblar esta situação, Vincent se torna Jerome etenta a partir daí realizar seu sonho. A idéia do que era ideal naquele momento retira a chance de Vincent de tentar, porém, mesmo assim ele tenta vencer esse preconceito quanto sua origem, "filho deDeus", com as ferramentas que tinha em mãos. De fato, este preconceito o impedia, como Vincent, de mostrar que aqueles dados genéticos e estatísticos são simplesmente probabilidade e não realidade...
tracking img