Gattaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Filme: Gattaca – experiência Genética
Postado por Itzae em Janeiro 27th, 2012

Resenha do Filme: Gattaca – experiência Genética
Gattaca foi um nome criado a partir das iniciaisdas substâncias que compõem o DNA, as cadeias nitrogenadas: Timina, Citosina, Guanina e Adenina.
O filme Gattaca provoca, antes de tudo, uma reflexão séria, ainda que pormeio da ficção, sobre os princípios, postulados e avanços das ciências genetic-biomedical modernas. Reflexão essa, que concatena com as controvérsias nascidas da evoluçãobiotecnológica que avançou tão rapidamente que produziu dilemas, na maioria das vezes, árduos de serem solucionados e, algumas vezes ainda, insolúveis do ponto de vista ético e moral.Gattaca compele-nos a questionar a eugenia, termo cunhado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), significando “bem nascido”. Galton definiu eugenia como o estudo dos agentes sob ocontrole social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente. Em outras palavras, melhoramento genético. Nesse sentido o filme émuito eficaz quando trata das implicações éticas e psicossociais no desenvolvimento humano a partir da manipulação genética, uma vez que o melhoramento genético, sendo possível,poderá levar a humanidade a um modelo preconceituoso e discriminatório de sociedade.
A eugenia, desde sua formulação, sempre foi um tema controverso, pois a categorização do ser humano,irremediavelmente leva à discriminação, que por sua vez pode levar às atrocidades como o infanticídio de crianças verificado na China e na Índia na busca do filho homem, ou a aberraçõescomo o Holocausto na tentativa doentia, impetrada por Hitler, de “purificação” da raça ariana. A manipulação genética é um tema difícil que requer reflexões profundas e discussões...
tracking img