Gastrite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GASTRITE













































INTRODUÇÃO



O trabalho aqui apresentado tem como objetivo o estudo sobre uma complicação no organismo muito comum, a gastrite, apresentando seu significado, como surge, suas causas, sintomas, como deve ser feito o diagnóstico, os tipos de gastrite existente e seus graus de agressão aoorganismo, a prevenção e o tratamento de tal doença.

A gastrite compreende inúmeras alterações que ocorrem na superfície endotelial do estômago, causando uma inflamação da mucosa gástrica com a presença de glóbulos brancos no revestimento interno do estômago.

Essas alterações podem ser observadas durante a endoscopia digestiva, variando desde uma simples vermelhidão até a presença de lesões.Atualmente a biópsia gástrica é realizada como rotina nos exames de endoscopia para pesquisar a presença da bactéria Helicobacter pylori, considerada responsável pela maioria das gastrites e úlceras.

Existem diferentes tipos de gastrite que pode se apresentar de forma súbita (gastrite aguda) ou de forma gradual (gastrite crônica). A gastrite também pode ser causada por variados fatores, que serãoestudados detalhadamente durante o trabalho.

Os sintomas da gastrite são diversos, recentes ou de longa data, e sua intensidade e freqüência variam de pessoa para pessoa, pode-se ter azia ou sensação de fome, epigastralgia (dor no estômago), náusea, plenitude pós-prandial (sensação de enfartamento) e halitose (mau hálito).

Para a prevenção e tratamento, o diagnóstico é usualmente fácil efeito pela endoscopia por isso deve ser feito o mais cedo possível e o indivíduo deve seguir corretamente a orientação médica. Na maioria dos casos o tratamento é efetivo e as complicações são raras, como será visto mais adiante.





















O QUE É A GASTRITE?



O estômago é um órgão responsável pela digestão dos alimentos ingeridos no organismo humano, eleapresenta vários tipos de células, cada uma com função diferenciada da outra, como produzir enzimas digestivas, produzir ácido clorídrico, e produzir o muco que reveste internamente a parede do estômago protegendo as células estomacais da agressão ácida do ácido clorídrico.

A gastrite é a inflamação da camada mais interna do estômago, a mucosa. Pode estar localizada em alguma região do estômago, ouestar atingindo toda a extensão deste órgão. Ela é dividida em aguda ou crônica. A aguda é autolimitada, ou seja, a inflamação desaparecerá em um curto tempo. Em contrapartida, a gastrite crônica persiste por longos períodos de tempo.

Essa doença é desencadeada por fatores como: a presença da bactéria Helicobacter pylori, uso de aspirina, ingestão de álcool, pode ser causada também por umadoença auto-imune ou por outras infecções.





CAUSAS DA GASTRITE



As causas da gastrite são diversas e ela pode surgir pelo aparecimento dos seguintes fatores:

Pela proliferação da bactéria Helicobacter pylori, essa bactéria tem a capacidade de viver dentro da camada de muco protetor do estômago. A prevalência da infecção por esse microorganismo é extremamente alta, sendo adquiridacomumente na infância e permanecendo para o resto da vida a não ser que o indivíduo seja tratado. A transmissão pode ocorrer por duas vias: oral-oral ou fecal-oral. A gastrite não é causada pela bactéria em si, mas pelas substâncias que ela produz e que agridem a mucosa gástrica, a infecção de H.pylori na porção inferior do estômago "engana" este a produzir mais ácido. Causa também uma diminuição daespessura da parede, permitindo que o ácido penetre, podendo levar a gastrite, úlcera péptica e, em longo prazo, ao câncer de estômago.

O uso de aspirina e de outros antiinflamatórios não-esteróides podem causar gastrite porque levam à redução da proteção gástrica. Esses medicamentos só levam a esses problemas quando usados regularmente por um longo período mas também o uso de corticóide por...
tracking img