Gastrite

Páginas: 22 (5332 palavras) Publicado: 19 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO

Quando nascemos, e também durante o período de amamentação, herdamos um pouco de anticorpos de nossas mães. Esses anticorpos ajudam a evitar varias doenças e funcionam enquanto nosso organismo ainda não os produz. Adquirimos essas defesas naturais do corpo por meio dos primeiros contatos da mucosa do trato digestório com aqueles que contraímos quando começamos a nos alimentar.Essa primeira fase é muito importante, pois, quando o corpo ainda não está adaptado, pode iniciar uma serie de doenças, a qual a cavidade oral tem grande importância.
Com o passar do tempo, o aparelho digestório passa a assumir um papel admirável, pois todos os nutrientes necessários a sobrevivência humana, são incorporados pela digestão e pela absorção de alimentos.
A boca é a primeira porção doaparelho digestório; responsável pelo inicio da digestão. Por meio das papilas gustativas, a boca – a língua principalmente – é responsável pela sensação agradável de quando comemos. A saliva se mistura aos alimentos durante a mastigação, lubrificando o bolo fazendo com o que ele deslize com facilidade através do esôfago.
O estômago possui um formato semelhante à letra J e acumula alimentos elíquidos que são ingeridos. Ele fraciona esses alimentos e os libera lentamente para o duodeno, que é a primeira porção do intestino.
Dentre as doenças que atingem o estômago, a gastrite corresponde a um grupo de enfermidades que atingem a mucosa do mesmo; podendo se manifestar de duas formas: aguda ou crônica.








2. GASTRITE
A gastrite corresponde a uma inflamação da mucosa doestomago, a qual ocorre devido a algum estimulo que leva a aumento da produção do suco gástrico (aumentado o ácido e causando a diminuição do muco que protege o estômago), ocorrendo assim feridas superficiais na parede estomacal.
Pessoas que já apresentam gastrite tende a ter o muco, que reveste a parede estomacal, com aparência mais liquida que o normal.3. CAUSAS DA GASTRITE

Helicobacter pylori – Bactéria que vive no tecido que reveste o estômago. Apesar de não infectar o estômago diretamente, ela causa infecção aguda ou crônica. Geralmente é adquirida durante a infância e permanece durante toda a vida, a não ser que antibióticos sejam utilizados. A infecção por esta bactéria pode ocasionar úlceras (lesões profundas) no estômago e, emalgumas pessoas, até câncer de estômago.
Autoimune – alguns pacientes podem apresentar gastrite de origem autoimune. Nesses casos, o próprio sistema imunológico cria anticorpos contra o estômago, resultando em gastrite crônica.
Aspirina e anti-inflamatórios – essas medicações utilizadas rotineiramente e em larga escala, mesmo sem prescrição médica, são as causas mais frequentes de gastrite.Elas reduzem uma substância protetora do estômago (prostaglandina) fazendo com que o ácido presente no estômago agrida o tecido gástrico. Quando consumidas por períodos curtos, geralmente não causam problemas. Contudo, o uso regular pode ocasionar gastrite e até a formação de uma úlcera.
Álcool – o álcool pode causar inflamação e lesão do estômago. Isto está diretamente relacionado à doseconsumida e são necessárias grandes quantidades para causar gastrite. O uso social ou ocasional não causa dano ao estômago, apesar do álcool estimular o mesmo a produzir ácido.
Cigarro – o hábito de fumar está relacionado à gastrite crônica, já que aumenta a secreção de ácido pelo estômago.
Hábitos alimentícios – o consumo excessivo de refrigerantes, chá preto, chá forte, café, chocolates e condimentosintensos podem desencadear a gastrite.
Estresse emocional e físico.








4. TIPOS DE GASTRITE
A gastrite pode ser dividida em aguda ou crônica. A evolução e os distúrbios
funcionais dela dependem da intensidade das lesões, podendo ser leve, moderada ou intensa.

4.1 – Gastrite Aguda

É um processo inflamatório agudo da mucosa, geralmente de natureza transitória. A inflamação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gastrite
  • gastrite
  • gastrite
  • gastrite
  • Gastrite
  • Gastrite
  • gastrite
  • Gastrite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!