Gasometria arterial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Especialização em Fisioterapia Respiratória em UTI com Ênfase em Clínica Médica Hospital Glória

GASOMETRIA ARTERIAL

Camila Pessoa Pascoal -TGT2

INTRODUÇÃO A avaliação do estado ácido-base do organismo, na prática clínica, é feita pela análise de quatro parâmetros principais, determinados em amostras de sangue arterial. Esses parâmetros são o pH, a PCO2, o bicarbonato e a diferença debases (excesso ou déficit). A gasometria é o exame que fornece os valores que permitem analisar os gases sanguíneos e o equilíbrio ácido-base; os aparelhos utilizados para a determinação dos gases sanguíneos e do pH são os analisadores de gases, dos quais existem vários tipos e modelos, disponíveis no mercado. A amostra de sangue deve ser colhida por meio da punção cuidadosa de uma artériaperiférica, geralmente a artéria radial ou a femural. A punção da artéria femural é usada, quando a palpação dos pulsos radiais é difícil, devido à hipotensão arterial ou baixo débito cardíaco. A amostra deve ser coletada com anticoagulante (heparina), para manter a fluidez do sangue. As amostras de sangue devem ser isentas de ar se não a PCO2 da amostra será mais baixa enquanto a PO2 poderá ser mais alta eo resultado pode não refletir as condições reais do paciente. A interpretação da gasometria arterial, para a identificação de distúrbios do equilíbrio ácido-base é feita em etapas sucessivas: * Verificação do pH; * Verificação da PCO2; * Verificação das bases (bicarbonato); * Verificação da diferença de bases (excesso ou déficit). VERIFICAÇÃO DO pH O valor do pH da amostra indica o estado doequilíbrio ácido-base. Um pH normal demonstra a ausência de desvios ou sua completa compensação. Se o pH está abaixo de 7,35, dizemos que existe acidose; quando o pH está acima de 7,45, dizemos que existe alcalose, conforme representado na figura 1.

Figura 1. Comportamento do pH nos distúrbios do equilíbrio ácido-bas e.

VERIFICAÇÃO DA PCO2 O componente respiratório é avaliado pela quantidade deácido carbônico existente no sangue. O ácido carbônico existe quase completamente sob a forma de CO2 + H2O. A sua quantidade, portanto, pode ser determinada pela pressão parcial do dióxido de carbono (PCO2).

A pressão parcial do CO2 no sangue arterial normal oscila entre 35 e 45mmHg. Um valor anormal da PCO2, acima de 45mmHg ou abaixo de 35mmHg, indica a origem respiratória do distúrbio. Quandoa PCO2 está acima de 45mmHg significa que há retenção de CO2 no sangue, o que, em consequência reduz o pH. Existe, portanto, acidose respiratória. Quando, ao contrário, a PCO2 está abaixo de 35mmHg significa que há excessiva eliminação de CO2 do sangue e, em consequência, o pH se eleva. Nessas circunstâncias, estamos diante de um quadro de alcalose respiratória. A figura 2 ilustra o comportamentoda PCO2 que origina os dois distúrbios de natureza respiratória.

Figura 2. Comportamento da pCO2, nos distúrbios de natureza respiratória.

A alcalose respiratória é sempre consequência da hiperventilação pulmonar, tanto na sua forma aguda como na crônica. A hiperventilação pulmonar pode ser secundária a doença pulmonar ou não. A hiperventilação pode também ser devida à respostaquimioceptora do organismo em consequência de hipoxemia, disfunção do sistema nervoso central ou mecanismo de compensação ventilatória, na presença de acidose metabólica.A hiperventilação que acompanha certos quadros de agitação psico-motora pode produzir alcalose respiratória aguda que leva a tonteiras ou desmaios. Em geral os quadros de alcalose respiratória ocorrem em pacientes sob ventilação mecânica nasunidades de terapia intensiva. São de instalação rápida e não há tempo para que os mecanismos de compensação sejam eficazes. O tratamento consiste em remover as causas da hiperventilação porem quando o distúrbio é leve e persistente a compensação renal consiste em reduzir a absorção dos íons bicarbonato do filtrado glomerular, mantendo a relação do sistema tampão constante. A urina se torna...
tracking img