Galileu galilei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Galileu Galilei

Vida

Nascido no dia 15 de fevereiro de 1564 em Pisa uma cidade na região toscana no noroeste da Itália, filho de Vincenzio Galilei e Giulia Amannati.

Seu pai Vincenzio, era um músico conhecido que se interessava muito por teoria musical, ele se tornou conhecido por desenvolver muitas concepções musicais revolucionarias sendo a primeira pessoa a fazer o uso da matemáticanesse tipo de estudo. Galileu aprendeu a tocar alaúde ainda criança, tornando se um músico bastante bom. Embora vivaz e elétrico gostava de ficar sozinho no quintal ou no quarto, tocando seu instrumento e compondo suas próprias melodias.

Sempre foi uma criança extrovertida que amava explorar e vasculhar túneis secretos e construções abandonadas, e seu pai não confiava muito na seriedade damaioria das instituições de ensino da cidade e sempre pagou professores particulares para seu filho.

Em 1575, sua família se mudou para Florença, uma grande cidade a leste de Pisa. De todas as cidades italianas Florença era tida como o local que o aprendizado e a vida intelectual atingiu o ápice naquela época. Vincenzio já não podia mais pagar pela educação do filho, foi quando o jovem Galileu foiestudar na escola de mosteiro de Vallombrosa, uma cidade vizinha.

Entretanto as coisas não correram como o pai de Galileu esperava. Depois de três anos, o pai de Galileu se viu forçado a tirá-lo da escola, pois descobriu que o jovem estudioso havia se oferecido para ser monge.

Esse incidente foi o primeiro de uma série de conflitos que surgiram entre Galileu e o pai. Embora compartilhassemos mesmos conceitos acadêmicos eles discordavam quanto ao melhor rumo para a carreira de Galileu.

Em 1581, aos 17 anos de idade, Galileu ingressou na faculdade de Pisa para cursar medicina como seu pai desejava, pois dizia que no século XVI na Itália essa profissão era tida como o primeiro passo para a riqueza de um acadêmico.

Galileu concordou relutantemente com os desejos do pai, mais empouco tempo novos conflitos começaram a surgir. Ele era um grande músico e excelente pintor, e um incrível escritor. Porém foi ainda no primeiro ano da volta a Pisa que sua falta de interesse pela medicina e a descoberta da sua verdadeira paixão mudaram sua vida.

Galileu passou a freqüentar as aulas de matemática nas horas livres, e acabou se encantando pelo tema. Em particular era fascinadopelas palestras ministradas pelo matemático Ostillo Ricci sobre geometria euclidiana.

Ostillo percebeu após semanas um jovem que se sentava no fundo da sala e ouvia atentamente todas as suas palavras, ele então conversou muito com Galileu e viu que tinha a sua frente um jovem muito talentoso e então encorajou a largar a faculdade de medicina e investir na matemática. Galileu então foi em frente e adespeito da ira do pai promoveu as mudanças que julgava necessárias, pois já não era mais uma criança e dessa vez não faria a vontade de seu pai. No final do primeiro semestre, Galileu era aluno de matemática.

Foi na universidade de Pisa que a impaciência de Galileu com a postura retrógrada dos filósofos em relação à ciência aflorou na forma de acaloradas discussões. Muitas vezes, ele ficavadescontrolado e acabava levantando a voz e discutindo em altos brados com colegas e conferencistas.

Galileu sem dúvida tinha um temperamento turbulento, mas era muito respeitado e querido pelos outros estudantes e se destacou pelo raciocínio rápido e pela ousadia. Entretanto quando o assunto era matemática ou física ele não tinha receio de deixar bem clara a sua opinião e assim ganhou o apelidode “Altercador”.

Seu principal argumento era que a ciência jamais evoluiria se as pessoas a vissem como os gregos, que tiravam suas conclusões apenas pela aplicação da lógica, e segundo Galileu a lógica não era tudo. Galileu afirmou que a ciência deveria ser baseada apenas na experiência. Uma idéia poderia ser a princípio baseada numa inspiração, mas só poderia ser provada pela experiência....
tracking img