Galileu galilei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho destina-se à disciplina de História e foi requisitado pelo professor ---. Este trabalho versa sobre um dos maiores cientistas da humanidade com grande importância na astronomia, matemática, física entre outras áreas, Galileu Galilei. Desenvolver-se-á em três temas principais:
. Galileu Galilei
. Invenções
. Obras
Galileu Galilei
Galileu Galilei (fig.1) (ou GalileoGalilei) nasceu a 15 de Fevereiro de 1564, em Pisa, no noroeste da Itália, filho de Vicenzo Galilei e de Giulia Ammannati. Do seu pai, aristocrata arruinado que se dedicava ao comércio numa loja de panos, herdou um grande gosto pela música e uma enorme aptidão para a matemática; da sua mãe, um carácter colérico que lhe trouxe alguns dissabores quando adulto.

Fig.1 - Galileu Galilei
Em 1574, asua família mudou-se para Florença e Galileu foi estudar para o Mosteiro de Camaldolese, na cidade vizinha de Vallombrosa, ingressando depois, com dezassete anos, na Universidade de Pisa, para estudar Medicina, tendo lá permanecido quatro anos, para abandonar o curso sem o concluir e estudar matemática. Galileu não conclui também o curso de matemática, no entanto dedica-se ao estudo da física, daastronomia e da matemática. Aos 25 anos foi nomeado professor de matemática da Universidade de Pisa (fig.2), tendo-se mudado mais tarde para a Universidade de Pádua.

Fig.2 - Universidade de Pisa
As suas descobertas científicas foram-se sucedendo, sem parar. De entre elas quero salientar, pela sua importância, as leis do pêndulo, a lei da queda dos corpos, a invenção da balança hidrostática, dotermoscópio, entre outros, e a utilização do telescópio (apesar de não o ter inventado). Com este último instrumento, Galileu observou as crateras da Lua, as manchas solares, as fases de Vénus e descobriu quatro satélites de Júpiter. Foram as suas observações astronómicas que o levaram à demonstração da teoria de Copérnico que afirmava que a Terra girava em torno do Sol.
Mas esta posiçãotrouxe-lhe as primeiras divergências com a Igreja que defendia a teoria de que a Terra era o centro do mundo, girando o Sol em seu redor. Galileu era, nesta altura, por volta de 1616, o primeiro matemático da corte e foi obrigado a não divulgar as suas convicções sobre este assunto.
No entanto, Galileu não resistiu muito tempo a esta pressão e, em 1632, apresentou aquela que se tornou a sua obra maisfamosa, Diálogo sobre os dois sistemas do mundo, onde defendia a teoria do heliocentrismo. Esta tomada de posição custou-lhe um processo que lhe foi movido pela Inquisição e que o obrigou a desdizer-se publicamente, com 70 anos de idade, sob pena de morrer queimado na fogueira como herege.
Segundo a lenda, no momento da negação, Galileu terá murmurado: "E, no entanto, ela (a terra) move-se ".
Nasequência destes acontecimentos, a sua obra foi proibida e Galileu foi obrigado a retirar-se para uma herdade de que era proprietário. Apesar de estar proibido de contactar com o exterior, ali continuou os seus trabalhos e escreveu uma das suas obras mais importantes, Discurso sobre duas novas ciências que, só por si, faz com que Galileu seja considerado o fundador da física experimental.
Aocontrário do que muitos pensam Galileu não foi queimado vivo, esse cientista tratou-se de Giordano Bruno (fig.3) que havia sido condenado à morte por heresia nos tribunais da Inquisição ao defender ideias semelhantes, em relação à astronomia. Galileu Galilei, morreu em Arcetri a 8 de Janeiro de 1642, rodeado pela sua filha Maria Celeste (fig.2) e os seus discípulos. Foi enterrado na Basílica de SantaCruz em Florença.

Fig.3 – Giordano Bruno

Fig.4 – Maria Celeste
A vida de Galileu teve momentos cruciais, estes foram:
1564:
Nasce em Pisa, a 15 de Fevereiro.
1575-1577:
Estuda em Florença.
1581:
Estuda medicina na Universidade de Pisa, sem concluir o curso.
1584:
Inicia os seus estudos de matemática. Que abandona em 1585 sem obter qualquer graduação.
1586:
Inventa a balança...
tracking img