Filosofia virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética Virtual
O que é ?

Inicialmente, acho que seria necessário definir o conceito de virtual. Empregamos esta palavra em dois contextos que parecem opostos. Num deles nos referimos a "virtual"como algo que está por acontecer, que ainda não acontece mas é iminente, ou presumido. Assim, fala-se do ganhador virtual de uma eleição democrática, por exemplo, querendo dizer que o virtual é apenasuma etapa na qual se permanece até chegar a ser "real". Em outro contexto, definimos virtual como o que aparenta ser, o que simula algo, o que falsamente é. Sob esse contexto, ninguém jamais esperaque o virtual se converta em real. E é a partir dessa grande diferença que se define a importância da ética virtual.
Acaso eu espero que meu amigo virtual se converta em meu amigo real? Ou estouconsciente de que ele é só a imagem que está aparentando ser, que está simulando algo?
Se acredito que o virtual termina no real, então é necessária uma ética virtual, que regulamente para nós essa etapavirtual, para que ao converter-se no real não haja tantas diferenças.
Se creio que o virtual é imaginário e é só falsa aparência do real, então a ética virtual não se torna necessária, porqueaceitamos o mundo virtual como um mundo fora de nossa realidade. E ao se situar fora de nossa realidade, ele não está sujeito às normas e regras de nossa convivência em relação aos demais.
Pessoalmente,gosto mais da idéia do virtual como caminho para o real. É algo que nos dá mais esperança, mais coerente com o objetivo final da comunicação: a relação interpessoal direta. Sob esse esquema, todos osmeios de comunicação são virtuais, porque estão emulando (imitando) a comunicação interpessoal. Uma carta, um telefonema, um chat na Internet, todos são virtuais, e a todos devem ser aplicados os mesmoscritérios éticos.

Na melhor das hipóteses, a diferença entre um telefonema e uma carta ou um chat é o anonimato...
Em todos os meios de comunicação anteriores, a identificação do remetente é a...
tracking img