Gaiola de faraday

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GAIOLA DE FARADAY

No ano de 1816, o cientista britânico Michael Faraday, comprovou o fenômeno da blindagem eletrostática ou blindagem elétrica, através de umexperimento, que ficou conhecido com Jaula de Faraday, onde Faraday sofre descargas elétricas no interior de uma jaula e nada sofre.

A Gaiola de Faradayconsiste numa blindagem eletrostática que é conseguida ao criarmos uma superfície oca feita com uma rede ou malha metálica, isolada da terra, no qual seu interior fica livredos efeitos de campo elétrico.

A rede ou malha metálica, se for relativamente fina, as cargas poderão se espalhar uniformemente pela superfície externa dagaiola. Essa estrutura previne que sinais elétricos muito fortes, por exemplo, provenientes de um relâmpago, criem campos elétricos muito intensos dentro da gaiola, ou seja,o campo elétrico no interior da gaiola é nulo. Deste modo, a pessoa que se encontra dentro da gaiola, não sofre qualquer choque quando esta é atingida por uma descargaelétrica, proveniente de um raio.

São precisamente estes princípios que fazem com que os viajantes de um veículo, ou de uma aeronave, permaneçam em segurançaem condições adversa de tempestades elétricas e também bloqueiam o recebimento de ondas eletromagnéticas como ondas de rádio, de TV e telefonia móvel.

As ondasde rádio são radiações eletromagnéticas com comprimento de onda maior e frequência menor do que radiação infravermelha, que são usadas para a comunicação e rádioamadores, rádio difusão, rádio e TV e telefonia móvel. Nesta também, estão inclusas as ondas do tipo VHF, ondas de alta frequencia e UHF, ondas de ultra, alta frequencia.
tracking img