Velha ordem mundial x nova ordem mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Velha Ordem Mundial
X
Nova Ordem Mundial

VELHA ORDEM MUNDIAL

Velha ordem mundial é um conceito criado para designar o arranjo político e econômico do mundo no período de 1945 (fim da 2°G.M) e 1991 (fim da União Soviética, a URSS). Nesse período, o mundo viveu a chamada Guerra Fria, uma disputa ideológica, política e militar entre as duas potências mundiais no pós-guerra: EUA e URSS.Não houve o esperado confronto militar direto entre as duas grandes potências, mas ambas apoiaram militarmente e/ou logisticamente grupos rivais em guerras locais como as da Coréia, Vietnã, Laos, Camboja, Angola, Somália/Etiópia.
As duas potências mundiais possuíam e defendiam ideologias diferentes: Enquanto os EUA eram uma democracia e uma potência capitalista, a URSS era uma ditaduracomunista, com uma economia planificada (socialista), e defendia a idéia de que apenas o comunismo levaria ao progresso social.
Um conflito armado direto entre as duas era inviável. As duas estavam tão equipadas com armas de grande impacto, que uma guerra provavelmente significaria auto-destruição para as duas.Portanto, o confronto não ocorreu pelo chamado "equilíbrio do terror". Suas forçasbélicas eram equivalentes: ambas investiam fortemente em armamentos (corrida armamentista), porque caso uma fosse mais fraca, o risco de uma guerra era grande.
Se o confronto armado não era viável, restava a disputa por áreas de influência.
Ainda em 1947, o presidente norte-americano Harry Truman assumiu o compromisso de defender o mundo capitalista da ameaça comunista, política que ficouconhecida como Doutrina Truman.
Como a Europa estava arrasada pela 2° Guerra Mundial, os EUA temiam que esta fragilidade facilitasse o avanço do comunismo. Com isso, também em 1947 foi posto em prática o Plano Marshall, que consistia em ajuda econômica aos países europeus capitalistas. O objetivo era ajudar na reconstrução da Europa e assim evitar o avanço comunista na região. A Asia também foi alvode um plano de reconstrução financiado pelos EUA, o Plano Colombo. Este plano ajudou principalmente o Japão, tornando-o uma potência rapidamente.
A resposta Soviética ao Plano Marshall foi a criação da COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua) em 1949. Faziam parte desta associação países comunistas como URSS, Alemanha Oriental, Bulgária, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Cuba,Vietnã e Mongólia.
No âmbito militar as potências também trataram de fazer alianças com a criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia:

OTAN- Oraganização do Tratado do Atlântico Norte.Membros: EUA, FRA, ING, ESP, POR, ITA, NOR, DIN, TUR...

Pacto de Varsóvia - Aliança militar dos países Comunistas. Membros: URSS, POL, THCE, ALE OR, HUN, ROM, BUL...

Outro fato marcante da Guerra Fria, quesimbolizava a disputa pela hegemonia entre as duas potências, era a chamada corrida espacial. Enquanto muitos países precisavam se esforçar bastante para construir um simples avião, enviar um homem ao espaço, ou até mesmo à lua, significava dizer ao mundo todo: “Sou poderoso, me respeitem e sigam minha ideologia”.

Em tempos de fotografias, filmes e televisão (e atualmente internet) a imagem tem umpoder muito grande. Vivemos em uma sociedade imagética, de espetáculo.As ideologias do século XX souberam se apropriar muito bem disso. As imagens do homem na Lua por exemplo, foram transmitidas para quase todo o mundo e foram muito impactantes.
Os comunistas se apropriavam das imagens, símbolos e fotos para mostrar líderes políticos poderosos e imponentes. Lênin, Stalin, Tito, Mao-Tse-Tung,Fidel e outros só não eram considerados deuses porque não acreditavam nisto. No lado capitalista não era diferente. Talvez até de forma mais intensa, filmes, livros e até quadrinhos mostravam direta ou indiretamente os EUA como soberanos em um mundo ameaçado pelos vilões comunistas.
Na década de 1980, os países comunistas passaram por uma crise econômica muito forte. Inclusive a...
tracking img