Velha ordem mundial x nova ordem mundial

Velha Ordem Mundial
X
Nova Ordem Mundial

VELHA ORDEM MUNDIAL

Velha ordem mundial é um conceito criado para designar o arranjo político e econômico do mundo no período de 1945 (fim da2°G.M) e 1991 (fim da União Soviética, a URSS). Nesse período, o mundo viveu a chamada Guerra Fria, uma disputa ideológica, política e militar entre as duas potências mundiais no pós-guerra: EUA e URSS.Não houve o esperado confronto militar direto entre as duas grandes potências, mas ambas apoiaram militarmente e/ou logisticamente grupos rivais em guerras locais como as da Coréia, Vietnã, Laos,Camboja, Angola, Somália/Etiópia.
As duas potências mundiais possuíam e defendiam ideologias diferentes: Enquanto os EUA eram uma democracia e uma potência capitalista, a URSS era uma ditaduracomunista, com uma economia planificada (socialista), e defendia a idéia de que apenas o comunismo levaria ao progresso social.
Um conflito armado direto entre as duas era inviável. As duas estavam tãoequipadas com armas de grande impacto, que uma guerra provavelmente significaria auto-destruição para as duas.Portanto, o confronto não ocorreu pelo chamado "equilíbrio do terror". Suas forças bélicaseram equivalentes: ambas investiam fortemente em armamentos (corrida armamentista), porque caso uma fosse mais fraca, o risco de uma guerra era grande.
Se o confronto armado não era viável,restava a disputa por áreas de influência.
Ainda em 1947, o presidente norte-americano Harry Truman assumiu o compromisso de defender o mundo capitalista da ameaça comunista, política que ficouconhecida como Doutrina Truman.
Como a Europa estava arrasada pela 2° Guerra Mundial, os EUA temiam que esta fragilidade facilitasse o avanço do comunismo. Com isso, também em 1947 foi posto em prática oPlano Marshall, que consistia em ajuda econômica aos países europeus capitalistas. O objetivo era ajudar na reconstrução da Europa e assim evitar o avanço comunista na região. A Asia também foi...