Gabi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO DE MASSA

A indústria cultural
“Indústria cultural” é um termo utilizado por Horkheimer e Adorno para designar a já conhecida “Cultura de massa”. O termo se pretende mais crítico: cultura de massa pode dar a entender uma forma de cultura FEITA pelas massas (uma forma contemporânea de arte popular) e, na opinião desses autores, essa não é a realidade.
A indústriacultural é uma forma de cultura concebida e vendida como mercadoria. É motivada pelo desejo de lucro. Ela une e descaracteriza tanto a “cultura superior” quanto a arte popular: para a primeira representa uma simplificação e o descomprometimento com a seriedade; para a segunda, uma domesticação, que subtrai do “popular” seu caráter autêntico.
“O consumidor não é rei, como a indústria culturalgostaria de fazer crer, ele não é o sujeito dessa indústria, mas seu objeto”. (p. 288)
Em relação à sociedade de massa, Adorno afirma que a busca pelo lucro tornou-se autônoma e se cristalizou como ideologia. Não é a venda de produtos individuais que se busca, mas a propaganda do próprio mundo mercantil. As mercadorias vendem o capitalismo.
Ex: a divisão social do trabalho.
A “novidade” oferecidapela indústria cultural é meramente cosmética: a forma das mercadorias culturais apenas esconde sua verdadeira natureza imutável: a relação comercial.
A indústria cultural, apesar de estar fundada na divisa do trabalho (processo industrial) apela para o culto à personalidade individual (a “vedete”), mas essa é uma personalidade já corroída e digerida pela própria indústria.
Há duas lógicas deprodução: a primeira é “intra-artística”: a produção da obra se dá por critérios e técnicas próprios (imanentes) ao objeto: assim, a pintura é diferente da música e se guia normas e valores distintos. A segunda, típica da indústria cultural é “extra-artística”: ela vai buscar suas técnicas e critérios em outros campos, no caso, no campo da produção de mercadorias. Podemos pensar que as formas decultura criadas e mantidas por governos autoritários (como forma de propaganda) também se pauta por critérios “extra-artísticos”.
A indústria cultural não acaba com o “individualismo” da arte, mas o submete a critérios comerciais, daí sua feição ambígua. O “grande escritor”, por exemplo, ainda é identificado como tal, a pesar de se incorporar á lógica do mercado editorial
Adorno relativiza aquestão de pensar o papel da industrial cultural no comportamento das massas. Ele afirma que esse papel não deve ser subestimado, mas que também é importante pensar a arte em si, e não apenas na sua dimensão social. A indústria cultural tem efeitos na massa, mas esses efeitos estão subordinados às próprias transformações (negativas) produzidas na arte e na cultura.
Aos sociólogos que defendem aIndústria cultural como forma de democratização da cultura e da informação, Adorno responde que a cultura disseminada não produz uma consciência política e que os padrões de comportamento dela derivados são claramente “conformistas”. Ou seja, a Indústria Cultural democratiza uma forma de pensar e agir que é incapaz de auxiliar o homem na sua busca por emancipação.
O cidadão comum sabe do “logro” daindústria cultural, mas fecha os olhos porque ela produz uma satisfação imediata (infantilismo).
A indústria cultural apela para essa “sedução” para vender uma vida conformista e reacionária, para manter o mundo tal qual ele é, com suas contradições justificadas pelo silêncio das massas.
Os produtores da I.C. rebatem dizendo que o que fazem é “apenas entretenimento” e não arte. Adorno retruca:“nenhuma infâmia é amenizada pelo fato de declarar-se como tal”.
O objetivo final da Indústria Cultural são a dependência e a escravidão.

A teoria Hipodérmica
A teoria hipodérmica não é uma teoria; É um conjunto de idéias e pressupostos que nortearam, a partir dos anos 30 do século XX, os primeiros estudos e pesquisas sobre comunicação.
Suas idéias podem ser resumidas na seguinte...
tracking img