Etologia resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETOLOGIA
PERSPECTIVA ETOLÓGICA

As contribuições da perspectiva etológica à Psicologia do Desenvolvimento podem ser resumidas sobretudo em dois aspectos, um de natureza conceptual e outro de cunho metodológico. No que se refere ao primeiro delas, os autores de orientação etológica destacaram sobretudo o conceito de ambiente de adaptação, ressaltando o carácter determinante que o ajuste àsexigências deste ambiente tem sobre a conduta. Mas, como aqueles que se situam nesta perspectiva nos ensinam, quando se pensa no ambiente de adaptação não se deve pensar somente no ambiente actual ao qual os membros da nossa espécie têm de se adaptar. É também importante levar em consideração o ambiente ao qual os nossos antepassados tiveram de se adaptar ao longo da evolução da espécie. Alguns padrõesde comportamento tiveram em seu momento tal importância para a sobrevivência da espécie que, embora em alguns casos tenham deixado de ser úteis para esse fim, continuaram gravados nos sinais de identidade de todos os membros da espécie. Portanto, os autores de inspiração etológica ressaltam a conexão do desenvolvimento da espécie (filogénese) com o desenvolvimento do indivíduo (ontogénese). Semdúvida, não o fazem para defender que a ontogénese é uma repetição sintetizada da filogénese, senão para ressaltar o facto de que há em todos os seres humanos modelos de comportamento que são melhor compreendidos quando são considerados não como um fruto de circunstâncias vitais individuais, mas senão como uma consequência de uma longa luta pela sobrevivência que deixou nos nossos genes ecos que àsvezes continuam a condicionar modelos de conduta e padrões de desenvolvimento.
Na década de 1930, dois zoólogos europeus, Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, desenvolveram a “etologia” – o estudo do comportamento das espécies de animais através da observação, normalmente realizada em contexto natural. Na década de 1950, o psicólogo britânico John Bowlby alargou os princípios etológicos para odesenvolvimento humano.
Konrad Lorenz. foi o fundador da moderna Etologia, o estudo comparativo do comportamento humano e animal., uma nova área de estudos científicos com profundas implicações para a humanidade. Pelas suas descobertas recebeu o prémio NOBEL de Fisiologia em 1973.
Lorenz nasceu em Viena, a 7 de novembro de 1903, e faleceu a 27 de fevereiro de 1989 em Altenburg, Áustria;
Lorenz sugeriuque as espécies animais estão geneticamente construídas para aprenderem tipos específicos de informação que são importantes para a sobrevivência da espécie. Descreveu o aprendizado de patos e gansos recém-nascidos. Os filhotes, logo que nasciam, aprendiam a seguir a mãe, ou então, uma falsa mãe. O processo, que é chamado imprinting (gravação) compreende sinais visuais e auditivos do objeto "mãe"que são gravados, mesmo que sejam enganosos. Isto provoca uma resposta de acompanhamento que depois vai afetar o adulto.
Lorenz enveredou para um estudo comparativo entre o comportamento humano e o comportamento animal, expondo sua tese principalmente nos livros Das sogenannte Böse, de 1963 (tit. em port. "Sobre a agressão") e Die Rückseite des Spiegels: Versuch einer Naturgeschichte menschlichenErkennens, ("Por trás do espelho: uma pesquisa por uma história natural do conhecimento humano"), de 1973.
No primeiro ressalta que nos animais em geral a agressividade tem um papel positivo para sobrevivência da espécie, como o afastamento de competidores e a manutenção do território, e que também no homem a agressividade poderia ser orientada para comportamentos socialmente úteis.
No segundo,Die Rückseite des Spiegels, Lorenz especula sobre a natureza do pensamento e da inteligência humana e seu poder de sobrepujar as limitações reveladas por seus estudos, e argumenta que a luta e a guerra no homem tem uma base inata, mas que pode ser mudada..

TEORIA

Lorenz descobriu que muitos dos mais importantes padrões de comportamento dos animais, aqueles tradicionalmente chamados...
tracking img