Futurismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimento artístico e literário iniciado em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. O texto rejeita o moralismo e o passadismo,exalta a violência e propõe um novo tipo de beleza, baseado na velocidade.

O slogan “Liberdade para as palavras”, e considerava o design tipográfico da época, especialmente em jornais epropaganda. A diferença entre arte e design passa a ser abandonada e a propaganda é escolhida como forma de comunicação.

O apego do futurismo ao novo é tão grande que chega a defender a destruição de museuse de cidades antigas. Agressivo e extravagante, encara a guerra como forma de higienizar o mundo.

O futurismo produz mais manifestos - cerca de 30, de 1909 a 1916. Há enorme repercussão,principalmente na França e na Itália, onde vários artistas, entre eles Marinetti, se identificam com o fascismo nascente. Após a I Guerra Mundial, o movimento entra em decadência, mas seu espírito influencia odadáismo.


FUTURISMO EM PORTUGAL

Logo que foi traduzido do Le Figaro no Diário dos Açores, passou despercebido.
Em Março de 1915 Aquilino Ribeiro, numa crónica anuncia na revista IlustraçãoPortuguesa o movimento futurista aos Portugueses.
Mas Foi no número dois da Revista Orpheu, que o futurismo aparece como movimento em Portugal.
Em 4 de Abril de 1917, é realizada no Teatro República(São Luis) em Lisboa uma matinée para apresentação do futurismo ao público português.

Em Novembro-Dezembro de 1917 Santa-Rita preparou o lançamento da Revista Portugal Futurista, que foi apreendidaà porta da tipografia, por subversão e obscenidade de alguns textos.
Com a morte de Santa-Rita e Amadeu em 1918 o movimento Futurista Português entra em declínio.

FUTURISMO NO BRASILO movimento colabora para desencadear o modernismo, que dominou as artes após a Semana de Arte Moderna de 1922. Os modernistas usam algumas das técnicas do futurismo e discutem suas idéias, mas rejeitam o...
tracking img