Fungos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNGOS
Introdução

De uma forma geral, podemos dizer que há tipos diferentes de fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. Entre suas diferenças, há aqueles que são extremamente prejudiciais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Há ainda os que são parasitas vegetais e animais mortos. Os que servem para alimento e até aqueles dos quais se pode extrairmedicamentos importantes para o homem, como a penicilina.
Características e tipos de fungos
Os fungos não possuem flores e se multiplicam por células muito pequenas. Estas células são chamadas espórios e se desenvolvem ao caírem em solo úmido, ambiente ideal para o crescimento de um novo fungo. Por não possuir clorofila, que é essencial para garantir a alimentação das plantas, esta forma de vida agecomo parasita, se alimentando da comida de outras formas de vida. Alguns tipos agem em seres humanos provocando várias doenças.
O mofo é outro tipo de fungo que surge através dos espórios, células quase microscópicas que estão sempre flutuando no ar, este escolhem lugares escuros e úmidos para se reproduzir. Por isso, nota-se um maior número de mofo em ambientes úmidos, como paredes, armários,gavetas, etc. Estas mesmas células minúsculas também se agrupam em alimentos como pães, frutas e vegetais, uma vez que buscam alimentos em ambientes propícios para o seu crescimento.
As micoses, em seus mais variados tipos, são originadas por microfungos, atingindo os seres humanos com maior frequência nos países tropicais, como no Brasil, por exemplo. Na maior parte das vezes, o tratamento paraeste mal é difícil por tratar-se de uma forma de vida daninha e oportunista. Mas há estudos avançados e trabalhos importantes a respeito deste assunto. Muitos medicamentos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de livrar o homem desta companhia desagradável e prejudicial.
OS FUNGOS SÃO:

- São formas de vida vegetal bastante simples;
- Não possuem flores;
- A reprodução dos fungos ocorre, namaioria das vezes, através da multiplicação dos espórios (células muito pequenas que caem no solo e crescem formando novos fungos);
- Não possuem clorofila;
- Vivem da alimentação produzida por outros organismos (plantas ou animais);
- Atuam no ecossistema com funções importantes na decomposição de seres mortos. Também atuam como parasitas;
- Costumam se desenvolver em ambientes úmidos;
- Ocorpo dos fungos é geralmente formado pelo talo ou soma (corpo vegetativo) que é composto por hifas (finos filamentos unicelulares);

Doenças causadas por fungos nos seres humanos:

- Pitiríase versicolor: popularmente conhecida como impingem, é uma inflamação causada na pele.
- Micoses: aparecem em regiões úmidas do corpo (virilhas, dobras, pés, entre os dedos).
- Inflamações nas unhas:também conhecidas popularmente como unheiros.
- Candidíase: doença sexualmente transmissível (DST), que aparece na boca e na mucosa vaginal, sendo provocada pelo fungo cândida albicans.
ESTRUTURA DOS FUNGOS
Os fungos podem se desenvolver em meios de cultivo especiais formando colônias de dois tipos:
- leveduriformes;

- filamentosas.

As colônias leveduriformes são pastosas ou cremosas,formadas por microrganismos unicelulares que cumprem as funções vegetativas e reprodutivas.

As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo as hifas.

As hifas podem ser contínuas ou cenocíticas e tabicadas ou septadas. Possuem hifas septadas os fungos das Divisões Ascomycota, Basidiomycotae Deuteromycota e hifas cenocíticas, os das Divisões Mastigomycota e Zygomycota.


Ao conjunto de hifas, dá-se o nome de micélio. O micélio que se desenvolve no interior do substrato, funcionando também como elemento de sustentação e de absorção de nutrientes, é chamado de micélio vegetativo.

O micélio que se projeta na superfície e cresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo....
tracking img