Fundo do mar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL

PATRICIA DE PAULA PROHMANN















PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL











CURITIBA

2012



NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL

PATRICIA DE PAULA PROHMANN

IFPR

8600











A VIDA EMBAIXO DA ÁQUATrabalho apresentado como instrumento de avaliação da(s) disciplina(s) de Estágio na Educação Infantil do curso de Pedagogia – oferta especial.
















CURITIBA

2012

INTRODUÇÃO

O tema foi escolhido devido ao interesse das crianças pelo assunto, sendo que no dia do brinquedo, váriostrouxeram animais aquáticos de pelúcia para brincarem. Sendo um universo rico para explorar.

OBEJTIVO GERAL
Ampliar o conhecimento dos alunos despertando a curiosidade e a reflexão em busca do conhecimento cientifico através da vivencia.
OBEJTIVO ESPECIFICO
Fazer com que as crianças identifiquem os animais existentes no fundo de rios e mares.Conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, aprendendo a respeitá-lo.

Pesquisar, investigar, discutir hipóteses.
JUSTIFICATIVA
Este projeto foi elaborado para mostrar a criança, os animais que vivem embaixo da água, despertando a curiosidade, e permitindo a construção de conceitos, através de explicações, pesquisas e demonstrações sobre oassunto.










DISCUSSÃO TEÓRICA
O mar, com todas suas peculiaridades e espécies de plantas e animais, é um universo rico para explorar a curiosidade das crianças. Tanto que muitos filmes infantis já falaram desse assunto e obtiveram um enorme sucesso junto aos pequenos. Assim, diversos alunos, antes mesmo que os professores desenvolvam um projeto nesse sentido, jáapresentam a vontade de desbravar os oceanos.
A motivação para trabalhar um assunto como o mundo marinho pode vir da curiosidade das crianças ou de outras fontes. A experiência de vários já provou que fundo do mar é um tema interdisciplinar, inclusive na Educação Infantil. Buscamos o aprendizado através das múltiplas competências, respeitando experiências dos alunos e um aprendizadosócio-interacionista. Os assuntos se entrelaçam nas diferentes competências e nas relações interdisciplinares. O aumento de leituras, pesquisas e curiosidades levam as crianças ao fabuloso mundo da escrita espontânea e prazerosa.
A incapacidade de relacionarmos nosso bem-estar com a natureza na vida artificial e mecanizada que levamos hoje, nos centros urbanos, afasta-nos da nossa realmantenedora. Vivemos segundo Rita Mendonça, sob o desejo de nos apropriarmos da natureza, e não de nos conhecermos como seus filhos. Para satisfazermos nossas "necessidades" de consumo, nós a transformamos em simples recurso para utilizamos hoje no futuro. A mesma autora cita a proposta de trabalho de Joseph Cornell, que visa promover a aproximação e interação do indivíduo como a natureza,possibilitando às pessoas expandirem sua auto-identidade, de modo a incluir todas as coisas como parte de si mesmas. Assim, elas começam realmente a se interessar pela natureza e a cuidar dela (MENDONÇA, 2000).
Todas as atividades a serem desenvolvidas devem ter por base o que determina o Referencial Curricular Nacional para a Educação, que, em seu capítulo sobre "Natureza e Sociedade", diz oseguinte sobre os conteúdos a serem utilizados:
Os conteúdos aqui indicados deverão ser organizados e definidos em função das diferentes realidades necessidades, de forma que possam se de fato, significativos para as crianças. Os conteúdos deverão ser selecionados em função dos seguintes critérios:
• Relevância social e vínculo com as práticas sociais significativas;
• Grau de...
tracking img