fundamentos

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA




Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social II



Professora: Laura Santos













2012


ESSE É O PASSO 2
CBCISS Teorização do Serviço Social

As formulações registradas nos documentos de Araxá e Teresópolis, marcoscanônicos da perspectiva modernizadora do Serviço Social em nosso pais, simultaneamente configuram a sincronização da auto representação profissional ao profissional ao projeto e a realidade globais da modernização conservadora que o Estado ditatorial levava a cabo e contribuíram, no plano especifico do universo profissional, para o seu processo renovador, intervindo no sentido de girar a faceinteletual e operartiva do assistente social, balizando novas exigências e condições para a sua reprodução enconto categoria e para o seu exercício enquanto técnico assalariado.
Já nos meados da década de setenta, todavia, fazem-se sentir os vetores – só cio e profissionais – que responderam pelo visível deslocamento da perspectiva modernizadora do proscênio que, no processo brasileiro darenovação do Serviço Sócia, ela ocupava ate então quase solitariamente. Estas modificações, a principio subterrâneas, pouco a pouco mais evidentes, já foram analisadas e não cabe retornar a elas, mas é pertinente assinalar, mais uma vez com a máxima ênfase, que não se pode assegurar que, a partir daí ocorreu a evicção da perspectiva modernizadora dos quadros efetivos do Serviço Social no Brasil, o quede fato se registra e o seu deslocamento da arena central do debate e da polemica. Passam a concorrer com ela, neste plano e a disputar seus espaços e hegemonia outras vertentes renovadoras, o que se verifica é que, gradualmente, ela perde ressonância nos foros de discussão emergentes e nas mesmas instâncias, agencias profissionais que antes eram o seu lócus de promoção e divulgação. Mas avançamos anos setenta mais constatável é, no diagrama evolutivo da perspectiva modernizadora a curva descendente da sua incidência no debate profissional. Contudo, parece-nos um grave erro deduzir desta inconteste verificação a sua extensibilidade aos referencias que efetivamente parametram as praticas dos assistentes sociais, a falta de um levantamento confiável destas praticas na sua realidade,neste passo toda cautela é recomendável e vale reiterar o âmbito de validez da constatação referida, ou seja remetemo-nos somente ao debate profissional mais representativo enquanto ferindo as auto representações do Serviço Social.
A perspectiva é a renovadora do serviço social no Brasil, compreender as particularidades do processo que acontece no âmbito das discussões na cidade de Araxá em MinasGerais, identificar o processo de cristalização da perspectiva renovadora que acontece no cenário de Teresópolis, Rio de Janeiro e verificar aspectos do deslocamento da perspectiva em questão ocorrido no Alto da Boa Vista e em Sumaré.
O documento dos seminário de Araxá, Teresópolis e Sumaré, respectivamente em 1967, 1997 e 1978 representam um marco histórico do Serviço Social, foram momentosdurantes os quais a profissão refletia sobre suas bases e sua pratica.
Araxá é o primeiro deles e demonstra importante discussão no que diz respeito á pratica institucionalizada do assistente social, contemplando a ruptura entre o tradicional e a base pela renovação e suas tensões, surge ai o fulcro renovador que é citado pelo Documento de Araxá.
Em Teresópolis se afirma, por meio do texto dodocumento de Araxá, uma cristalização da perspectiva modernizadora, discute se a necessidade da criação de uma metodologia para o Serviço Social voltada para a realidade brasileira e que demonstre um triunfo de uma perspectiva moderna sobre o que se chama de tradicional. Há também uma analise dos casos de Sumaré e Alto da Boa Vista, onde as formulações registradas anteriormente caminham para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos
  • fundamentos
  • fundamentos
  • fundamentos
  • Fundamentos
  • fundamentos
  • Fundamentos
  • Os fundamentos...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!