Fundamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera
Graduação em Serviço Social
Disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Desafio de aprendizagem de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Pólo de Rio Claro
Outubro de 2011

Introdução

Neste trabalho falaremos sobre o surgimento do Serviço Social em nossa sociedade, como e para que foiimplantado e seu real objetivo. Será abordada no seu desenvolvimento a importância das revoluções, da imigração, além da luta constante dos operários.
Falaremos também sobre o surgimento da emergência da Questão Social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o Capital e o Trabalho,que surge com a ascensão da sociedade burguesa, no século XIX.
Assim, com o aparecimento de classe social, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria certo "controle" sobre os proletários. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou oque era a mesma.
Com o passar do tempo a profissão foi se estruturando, chegando hoje a uma profissão com teorias, metodologias

. [pic]
Serviço Social na America Latina

Desde o surgimento do Serviço Social, sua história tem sido alvo de muitos questionamentos, surgindo inúmeras versões a respeito de sua legitimidade. Muitas foram as influências políticas, sociais,religiosas e econômicas, que fizeram com que ocorressem transformações. Com a apresentação deste trabalho, pretendemos contribuir positivamente e de forma clara e objetiva, para a compreensão da complexibilidade desse tema.
O Serviço Social profissional na América Latina nasceu em 1925 em Santiago no Chile, quando se cria a primeira escola num País do continente, dando origem ao Serviço SocialLatino-Americano, não só de uma forte e decisiva influência externa, mas como mero reflexo sucessivamente do Serviço Social Belga, Francês e Alemão, e depois, Norte-Americano.
Na América Latina, o Serviço Social surge como subprofissão, subordinada à profissão médica, porque os médicos – especificamente Alejandro Del Rio – procuravam levar sua eficiência e rendimento, integrando-a a série desubprofissões já existentes. Logo o mesmo ocorrerá com os advogados, e em seguida não só os profissionais, mas as próprias instituições de beneficência etc.

O surgimento do Serviço Social

[pic]

A história do Serviço Social está ligada aos fatos históricos, a história do Serviço Social: não deve ser entendida como uma cronologia de fatos, mas na sua ligação com ocontexto geral da sociedade, isto é a história dos processos econômicos, das classes e das próprias ciências sociais.
Inicialmente, o Serviço Social se apresenta envolvido com os interesses da classe dominante, mas, antagonicamente, também está sujeito à classe subalterna sendo o mediador entre ambas as classes. A contradição é uma característica presente em países industrializados assimcomo os altos índices de pauperismo na zona urbana.

O processo de desenvolvimento do Serviço Social no mundo.

[pic]

A emergência e institucionalização do Serviço Social como especialização do trabalho ocorre nos anos 20 e 30, sob influência católica européia. Com ênfase nas idéias de Mary Richmond e nos fundamentos do Serviço Social de Caso, atécnica está a serviço da doutrina social da Igreja.
Nos anos 40 e 50 o Serviço Social brasileiro recebe influência norte-americana. Marcado pelo tecnicismo, na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista sistêmica. Sua ênfase está na idéia de ajustamento e de ajuda psico-social.
Neste período há o início das práticas de Organização e Desenvolvimento...
tracking img