Fundamentos teoricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uniseb Interativo – COC
Úrsula Soares Marques Ribeiro
Código: 0200099387
Serviço Social

Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos: Influencias das Matrizes do Pensamento Social.Atividade Avaliativa II
Prof: Adriana Ameida

A relação entre Estado e políticas sociais tem sido objeto de consideração de diversos analistas. A questão a ser destacada confere especificidade no que setrata à concepção de Estado no campo da política social, explicitando o modo pelo qual os conceitos de Estado se articularam e evoluíram.
Enquanto vivemos num mundo dominado pelo capitalismo e pelasclasses sociais exploradas, o marxismo continua sendo a forma mais debatida de ação e interpretação social. A teoria marxista identifica a gênese da questão social, ou seja, as condições materiais eas relações sociais que produzem e reproduzem a desigualdade entre as classes, condicionada pelo acúmulo de capital.
Do ponto de vista marxista os homens fazem a sua própria história e sãohistoricamente determinados pelas condições em que produzem suas vidas, ou seja, as condições não são escolhidas por eles.
Sendo o campo econômico que constitui-se no parâmetro maior de orientação daspolíticas públicas, em torno do qual se articula o social, é importante que se remeta ao sistema econômico, social e político denominado capitalismo.
Com o desenvolvimento e fortalecimento do capitalismo, asrelações de exploração se intensificaram, o processo expropria o homem dos meios de produção, destrói sua identidade, além de aprofundar as diferenças de classe, criando espaços desiguais econtraditórios, mas coerentes com as suas leis máximas.
Daí a importância de ter a assistência compreendida como direito à sobrevivência, muito além do assistencialismo que cultiva o problema social sob aaparência da ajuda, ou seja, das políticas sociais que acabam sendo “remendo em roupas velhas”. Argumenta que assim, enquanto o assistencialismo é estratégia de manutenção das desigualdades sociais, a...
tracking img