Hand bach

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CESUBE – CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE UBERABA
Rua Ronan Martins Marquez, 487 – Universitário – CEP 38.050-600.
Telefax 34 3331-5555 – Uberaba MG

3º PERÍODO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: Metodologia do Atletismo I
PROFESSOR: MS. Hélio Gomes da Silva Junior
ALUNO(S): Thiago Meira da Silva


ATLETISMO NA ESCOLA

UBERABA-MG, 03/05/2012
1 – INTRODUÇÃO

OAtletismo é um conjunto de habilidades (saltar, correr, pular, lançar, arremessar, caminhar) que são inerentes ao desenvolvimento do ser humano. Estão presentes também em muitas modalidades esportivas e como atos motores naturais, significam uma função da natureza humana. Por isso, em si, os movimentos atléticos não são desinteressantes. O que pode torná-los assim é a sua interpretação esistematização didática (MAZZAROBA, ROMANSINI, PEREIRA E DE SOUZA, 2006).
O Atletismo é também um esporte composto por diversas modalidades classificadas em: 
- Corridas: de curta distância e longa distância, além de provas de revezamento e com obstáculos e da marcha atlética;
- Saltos: de altura, em distância e triplo;
- Lançamentos e Arremessos: podem ser de dardo, disco, martelo e de peso. Consiste emlançar o objeto o mais longe possível do ponto inicial.
Pouco difundido no âmbito das escolas e clubes brasileiros o Atletismo é, paradoxalmente, considerado como um dos conteúdos clássicos da Educação Física. Contudo, quando nos voltamos às aulas propriamente ditas que ocorrem nos diferentes ciclos de ensino, nos deparamos com uma triste realidade, ou seja, esta modalidade esportiva não fazparte do dia-a-dia escolar, ainda que as crianças corram, saltem e explorem o tempo todo, a gama básica de movimentos que compõem o Atletismo (MATTHIESEN, 2005).
Segundo Coletivo de Autores (1992) o atletismo inclui as práticas de correr, saltar e arremessar/lançar criadas pelo homem e o desenvolvimento destas práticas são conseqüências da elaboração cultural, pois nesses fundamentosencontram-se os temas: maximizar a velocidade (correr); desprender-se da ação da gravidade (saltar) e jogar distante (arremessar/lançar).
Esse trabalho contém uma pesquisa bibliográfica sobre o atletismo escolar e também um relatório sobre a competição de velocidade 100 metros rasos realizada pelos acadêmicos do terceiro período do curso de Educação Física do CESUBE na Escola Estadual Nossa Senhora daAbadia.

2 – OBJETIVO

Conhecer através da pesquisa bibliográfica as características do atletismo quando executado nas escolas.

3 – DESENVOLVIMENTO

A primeira imagem que vem à cabeça quando se fala em atletismo é a corrida. Historicamente, o ato de correr acompanha todo o processo de evolução humana: antes do desenvolvimento da criação de animais, os homens centravam-se na práticada caça e da coleta de alimentos para conseguir sobreviver. Há grandes indícios de que a caça, por necessitar da agilidade humana em pegar a presa, tenha sido em parte responsável pelo desenvolvimento da corrida. Essa idéia fornece certo fundamento para a afirmação bastante comum (mas que ainda ninguém conseguiu comprovar) de que o ótimo desenvolvimento de atletas quenianos em corridas de longasdistâncias se deve à tradição de seu povo em caçadas. Algumas pessoas vão mais longe ao afirmar que até o tipo de corpo dos corredores quenianos é resultado das antigas atividades caçadoras, cujas habilidades teriam sido transmitidas geneticamente. Outra ligação da evolução humana com o atletismo são as provas de arremesso e de lançamentos: há um mito de que os homens arremessavam pedras e pontasafiadas para auxílio na caça.
O Atletismo é um elemento cultural, em especial um conteúdo clássico da Educação Física, quando deparamo-nos com inúmeras possibilidades de ensiná-lo. Utilizando locais diversos, materiais adaptados e jogos pré-desportivos podemos garantir o interesse das crianças e suas possibilidades de sua realização permitindo, como deveria ser, o seu ensino, conhecimento e...
tracking img