Fundamentos hstoricos e metodologico do serviço social

446 palavras 2 páginas
Fundamentos h. e m. do serviço social II
Passo1

Observamos que? o movimento de reconceituação do serviço social. E que procura identificar no Serviço Social do Brasil suas origens e marcas vinculadas a Igreja Católica e os movimentos delas decorrentes, adotando como instrumental de analise o enfoque marxista. E vale ressaltar os componentes básicos do movimento de reconceituação; a critica do Serviço Social tradicional e o esforço de construção de uma teoria e práxis do Serviço Social, em resposta a realidade latino-americano e a luz de um posicionamento ideológico. O movimento de reconceituação é movido pelas pressões sociais e mobilização dos setores populares, historicamente marcado pelas desigualdades de classes e das questões sociais em face ao acumulo do capitalismo. Processo permanente de construção de propostas profissionais em resposta ás exigências sociais. A historia do Serviço Social se constitui num processo que articula conservação e renovação.

Autores identificam cinco enfoques diferentes no movimento de reconceituação: Científico, técnico-metodológico, ideológico-político, ciência do cotidiano e luta pela profissionalização.
Componentes básicos da nova proposta: A crítica, quase sempre radical, do Serviço Social tradicional e o esforço do Serviço Social em construir uma teoria e práxis do Serviço Social, em resposta á realidade latino-americano e à luz de posicionamento ideológico. Esses componentes são considerados interfaces do movimento. O movimento surge como resultado da incidência, no Serviço Social acompanha a sociedade na irrefreável luta por seus direitos fundamentais inclusos o direito á liberdade.
A Crítica á validade da metodologia de trabalho americana, fator desencadeante do movimento de reconceituação, em razão da tomada de consciência da inadequação do preparo profissional para atender às condições de subdesenvolvimento deste continente. "A metodologia criada nos Estados Unidos atende aos problemas e às necessidades da

Relacionados

  • Bmw vermelho
    728 palavras | 3 páginas
  • Relação entre razão e sensibilidade
    35898 palavras | 144 páginas
  • Pesquisa Social
    109832 palavras | 440 páginas