Fundamentos do jsp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos do JSP
Introdução
Nós veremos imediatamente alguns exemplos, seguidos por uma discussão da sintaxe básica de "tags" do JSP. Em seguida, consideraremos como configurar um "web server" para o uso em páginas JavaServer. Finalmente, nós examinaremos como a tecnologia trabalha realmente, discutindo como a execução do JSP afeta sua operação.

Escrevendo seu primeiro JSP
Nosso primeiroobjetivo neste capítulo é apresentar exemplos para ilustrar a flexibilidade e potência do JSP como uma solução para a geração de páginas dinâmicas. Não focalizaremos em demasia os detalhes – haverá uma abundância destes mais tarde. A intenção aqui é simplesmente dar-lhe uma idéia do caminho a ser tomado nos capítulos seguintes.

Sobre os exemplos
Como indicado acima, o diferencial do JSP é suahabilidade em gerar páginas dinâmicas através de uma sintaxe familiar, o HTML. Ao mesmo tempo, pode ser difícil para novatos em JSP, reconhecer imediatamente onde seus elementos estão sendo usados dentro de uma página. Conseqüentemente, nos exemplos neste tutorial, que combinam elementos do JSP com outro conteúdo estático (tipicamente HTML), adotamos a convenção das "tags" do JSP em tais páginas efragmentos, estarem em negrito. A intenção desta convenção é permitir aos leitores distinguir facilmente o conteúdo JSP do conteúdo estático, circunvizinho do original.

Olá, Mundo!
Nenhum tutorial estaria completo sem um exemplo que imprima "Olá, mundo!". Então aqui está um JSP que faz apenas isso:
Olá, Mundo!

Neste momento, você está pensando: "Hei! Este não é nada mais que umHTML!". E você está certo. É, não obstante, uma página válida do JSP. Esta página poderia ser adicionada a um "web server" configurado para rodar JSP, sendo interpretada normalmente se estiver com a extensão apropriada ".jsp".

Olá, Mundo! Revisado
Estabelecendo o fato que todos os originais válidos do HTML são também originais válidos do JSP, vamos então considerar um exemplo motivador. Está aquium arquivo que gera conteúdo dinâmico com o uso de um par de "tags" JSP que suportam scripting:
Olá, !

Sem entrar em detalhes, este JSP declara uma variável "String" do Java chamada "visitor", e tenta então iniciá-lo no pedido atual do HTTP. Se nenhum valor para esta variável estiver definido, um valor padrão é atribuído. Uma expressão de JSP é usada então para introduzir o valor destavariável na saída do HTML da página. Os parâmetros da requisição são passados para páginas JSP usando os mecanismos normais do protocolo HTTP. Para requisições "GET" do HTTP, valores de parâmetro codificados são adicionados simplesmente ao URL. Para requisições "POST" do HTTP, um protocolo mais complicado é usado emitir dados do parâmetro através do cabeçalho da página. Na prática, URLs maiores que255 caracteres podem ser problemáticas, assim os pedidos "POST" são o padrão quando um grande volume de dados é requerido. AVISO Esta limitação do comprimento em URLs permite compatibilidade com browsers antigos. A especificação HTTP/1.1 não impõe realmente nenhum limite a priori no comprimento do URL, mas há uns servidores mais velhos, uns proxies, e uns browsers que não conseguem segurar URLs queexcedem este limite 255 caracteres. Para as finalidades deste exemplo, vamos supor que o URL para esta página JSP é http://server/webdev/fundamentals/helloScript.jsp. Se um "web browser" for usado para solicitar este URL através de um "GET" do HTTP, o recipiente JSP que processar esta página, responderá com o seguinte:
Olá, Mundo!

Se o valor de parâmetro apropriado fosse adicionado a esteURL, entretanto, um resultado diferente seria obtido. Se o URL solicitado for http://servcr/wcbdcv/fundamentals/helloScript.jsp?name=Renato, por exemplo, a resposta do recipiente JSP seria:
Olá, Renato!

No primeiro caso, sem o valor do parâmetro (name), o script usou o valor padrão para a variável do visitante da página. No segundo caso, o certificado recuperou o valor do parâmetro conhecido do...
tracking img