Fundamentos de marketing e seus beneficios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
fundamentos do marketing e seus beneficios:

Fundamentos de marketing e seus benefícios:
É uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. É utilizada para expressar a açãovoltada para o mercado. Assim, entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como a razão e o foco de suas ações. 

Marketing :é a função empresarial que cria continuamente valor para ocliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição. 

O conceito modernode marketing surgiu no pós-guerra, na década de 1950, quando a avanço da industrialização mundial acirrou a competição entre as empresas e a disputa pelos mercados trouxe novos desafios. Já nãobastava desenvolver e produzir produtos e serviços com qualidade e a custo competitivo para que receitas e lucros fossem alcançados. O Cliente passou a contar com o poder de escolha, selecionando aalternativa que lhe proporcionasse a melhor relação entre custo e benefício. 

O marketing também pode ser entendido como o processo social voltado para satisfazer as necessidades e os desejos de pessoas eorganizações, por meio da criação de troca livre e competitiva de produtos e serviços que geram valor para as partes envolvidas no processo (LAMBIN, Jean-Jacques. Market-driven management. London:McMillan, 2000). 

O conceito, atualmente bastante difundido, de orientação para o mercado pode ser entendido como a filosofia empresarial que envolve todas as funções da empresa e enfatiza os cincoatores do mercado, a saber: consumidores, distribuidores, concorrentes, influenciadores e macroambiente.
 
A teoria da escolha individual, formulada pelo economista clássico Adam Smith (1776), cujopressuposto é que o bem-estar da sociedade é o resultado da convergência entre os interesses individuais do comprador e os do vendedor, por meio da troca voluntária e competitiva. Essa teoria engloba...
tracking img