Fundamentos de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO


CABO FRIO
SETREMBRO / 2012

HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Trabalho apresentado ao Professor Uérito
da disciplina Fundamentos de Economia
da turma de Administração, turno da noite
do curso de Engenharia de Petróleo Gás.

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CABO FRIO – SETEMBRO /2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................04
ORIGENS DO PENSAMENTO ECONOMICO................................................05
RELAÇÕES ECONÔMICAS NA ANTIGUIDADE.........................................05
RELAÇÕES ECONÔMICAS NA IDADE MÉDIA .........................................07MERCANTILISMO...........................................................................................08
REPRESENTANTES DA HISTÓRIA DA ECONOMIA CLÁSSICA.............12

CONCLUSÃO....................................................................................................14
BIBLIOGRAFIA................................................................................................15

INTRODUÇÃO
Nestetrabalho, será apresentada uma introdução à história do pensamento econômico, com a evolução sumária da Economia através dos tempos, com o objetivo de mostrar que o dia-a-dia das pessoas não está dissociado do aspecto econômico. Tanto a segurança física, a manutenção da vida, como a alimentação e outras necessidades básicas constitui a preocupação fundamental dos seres vivos. Desde que acorda todas asmanhãs, o homem procura satisfazer suas necessidades: toma o seu banho, veste-se, alimenta-se, lê o jornal, utiliza-se de um meio de transporte e se dirige para o trabalho. Para pagar por esses bens que consume, para ter um mínimo de conforto, ele precisa de uma renda, que normalmente vem de seu trabalho.
Sempre foi assim através dos tempos. Nas comunidades primitivas, o homem preocupava-se com acaça, a pesca e com a segurança do lar. A mulher cuidava pessoalmente da casa e dos filhos, ou administrava os serviços executados por serviçais. Havia uma divisão do trabalho, que naturalmente variava em parte de uma comunidade para outra, de acordo com os costumes. Essa divisão do trabalho evoluiu através dos tempos. Parte dos bens e serviços obtidos domesticamente passaram a ser produzidos fora dacasa ou da comunidade, por pessoas que se especializavam em determinadas profissões; estes foram os artífices ou artesãos. Mais tarde, surgiram as fábricas e o trabalho passou a ser assalariado, dando início ao modo de produção capitalista.

ORIGENS DO PENSAMENTO ECONÔMICO

A Economia surgiu como ciência através de Adam Smith (1723-1790), considerado o pai da Economia Política. Sua obra, ARiqueza das Nações, publicada em 1776, constituiu um marco na história do pensamento econômico. Antes disso, a Economia não passava de um pequeno ramo da filosofia social, como atestam as contribuições do abade e filósofo francês Turgot (1727-1781). Com o Mercantilismo (1450-1750), as idéias econômicas conheceram algum desenvolvimento, mas na Antiguidade e na Idade Média as relações econômicas erambastante simples, como será visto a seguir.

RELAÇÕES ECONÔMICAS NA ANTIGÜIDADE

Mesmo nas sociedades primitivas, os homens precisavam organizar-se em sociedade, para defender-se dos inimigos, abrigar-se e produzir comida para sobreviver. A divisão do trabalho daí decorrente permitiu o desenvolvimento da espécie humana em comunidades cada vez maiores e mais bem estruturadas. Na maior parte doscasos, a produção era basicamente para a própria subsistência. Algumas pessoas produziam um pouco mais, permitindo as trocas, o que gerou especialização.
No lar, os homens produziam as ferramentas e utensílios rudimentares para a agricultura, caça, pesca e para trabalhos com madeira (enxadas, pás, machados, facas, arco, flechas e outras armas). Com o tempo, surgiram pessoas com habilidade que...
tracking img