Pobreza, causa e consequencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POBREZA CAUSA E CONSEQUÊNCIA

De acordo com alguns autores, a pobreza pode ser entendida em vários sentidos, principalmente carência material, falta de recursos econômicos e carência social. Apobreza não resulta de uma única causa, mas de um conjunto de fatores como, por exemplo, fatores políticos, fatores econômicos, fatores naturais, insegurança, dando resultando há um ciclo de pobreza,sendo a fome, as doenças, baixa esperança de vida, falta de oportunidade de emprego.
A carência material tipicamente envolve a necessidade cotidiana como alimentação, vestuário, moradia, esse tipo decarência pode ser entendida como a carência de bens, e serviços essenciais.
A falta de recursos econômicos é a carência de rendimento ou riqueza, (não necessariamente apenas em termos monetários). Asmedições do nível econômico são baseadas em níveis de suficiência de recursos ou em "rendimento relativo".
A carência social envolve a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. Istoinclui a educação e a informação. As relações sociais são elementos chave para compreender a pobreza pelo âmbito de algumas organizações internacionais, que consideram o problema da pobreza como econômico.Segundo Pastore, Zylberstanjn e Pagotto (1983, p. 41)
A pobreza é o maior mal (problema) que envolve um país e isto é decorrência direta da situação econômica vigente, ou acumulada ao longo dahistória de estagnação, de desemprego, de falta de investimentos na economia e, sobretudo, de descontrole das autoridades em fazer um país crescer de maneira harmoniosa e equilibrada.
No Brasil como umtodo, observa-se um aumento no nível de pobreza, nas regiões mais periféricas do país, como é o caso do Nordeste, Norte e outras regiões dessa mesma estrutura que não foram beneficiadas pelosinvestimentos direto injetados na Nação nesses últimos vinte anos. Em verdade, o nível de investimento doméstico foi baixíssimo, ou, inexistente; entretanto, vale salientar que houve algumas aplicações,...
tracking img